Dinamarca apresenta novo F-16AM nas cores da bandeira nacional. A Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) revelou oficialmente o sucessor do icônico F-16AM, matrícula E-191, conhecido como “Dannebrog”, por tentar uma vistosa pintura nas cores da bandeira nacional. A nova aeronave, matrícula E-006, continuará o legado do seu antecessor, ao carregar com orgulho as cores da bandeira nacional, agora com um design renovado e contemporâneo.
Em 2019, o F-16AM E-191(número de fabricação 6F-18), recebeu uma pintura especial para comemorar os 800 anos da bandeira da Dinamarca, chamada de “Dannebrog”. Desde então ele tem sido um símbolo de orgulho nacional e e participado de apresentações em shows aéreos por toda a Europa.
No entanto, devido à evolução da situação de segurança na Europa, o E-191 foi transferido para a Ucrânia como parte do compromisso da Dinamarca de apoiar os seus aliados. Esta aeronave está entre os 19 F-16AM/BM destinados à doação, onde atuará em missões operacionais em defesa da Ucrânia.
O novo E-006 (número de fabricação 6F-49) continuará homenageando a “Dannebrog”, agora com um esquema de pintura novo e revigorado que não só homenageia a bandeira dinamarquesa, mas também os 50 anos do primeiro voo dos icônico F-16, ocorrido em 1974.
Além de atuar em missões de treinamento na RDAF, o E-006 “Dannebrog” terá destaque nas apresentações da Equipe Dinamarquesa de Exibição Solo do F-16 em vários shows aéreos em toda a Europa, continuando a servir como embaixador voador das Forças Armadas Dinamarquesas pelo mundo. À medida que o legado E-191 migra para um novo papel na Ucrânia, o novo E-006 ganha destaque, pronto para defender o legado da “Dannebrog”.
@FFO