Força Aérea Suíça realiza operação “rodopista” Alpha One. Após mais de 30 anos, a Força Aérea Suíça (SAF) realizou um treinamento do tipo “rodopista”, com seus caças F/A-18 Hornet pousando e decolando em uma autoestrada. O Exercício “Alpha One” foi realizado no dia 05 de junho, no trecho da rodovia A1, entre Payerne e Avanches.
Com seu pequeno território, a Suíça reúne todas as suas aeronaves militares em três bases aéreas principais, Emmen (Lucerna), Payerne (Vaud) e Meiringen (Berna), o que torna o sistema de defesa aérea nacional vulnerável à ataques inimigos de longa distância. O objetivo do Alpha One foi avaliar as capacidades das Unidades de Combate de operar fora das Bases Aéreas e de aeroportos, em caso de interdição ou da necessidade de uma descentralização.
O trecho da autoestrada A1 em Payerne, escolhido para “Alpha One”, foi adaptado para o exercício, com a remoção de placas e a instalação de marcações especiais. A operação começou perto das 10h (horário local), quando os Hornets pousaram vindos da Base Aérea de Payerne. Foram realizados reabastecimentos e simulações de panes e problemas técnicos, como furo de pneus.
Para participar das operações, os pilotos de F/A-18 praticaram pousos e decolagens no simulador por duas semanas. A principal diferença era a largura da pista, com 25 metros e circundada por árvores e vegetação em ambos os lados.
O último exercício “rodopista” realizado pela SAF ocorreu em 14 novembro de 1991, quando jatos Hawker Hunter e um Northrop F-5 Tiger operaram por 36 horas na na autoestrada A2, perto de Lodrino, Ticino.
No final da década de 1950, o governo suíço aprovou a utilização de segmentos de rodovias como pistas de pouso e decolagem para aeronaves militares. Para isso, foram preparados trechos rodoviários de dois quilômetros em autoestradas de Münsingen (BE), Oensingen (SO), Alpnach (OW), Lodrino (TI), Sion (VS), Flums (SG) e Payerne (VD), que em pouco tempo podem ser fechados para os pousos.
Como brincadeira, os pilotos do Esquadrão de Caça 17 que participaram do Alpha One, aplicaram no canopy dos seus F/A-18 um adesivo do exercício, sumulando ao utilizado no para-brisas dos automóveis, para pagamento automático dos pedágios. “Como Sabíamos que seríamos vistos nas estradas, não queríamos nos mostrar como cidadãos indisciplinados”, disse um dos pilotos.
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