Fragata holandesa interceptada por caças e helicóptero da China. A Fragata HNLMS Tromp da Marinha Real Holandesa, e o seu helicóptero de patrulha NH90, foram interceptados e monitorados de perto por dois caças e um helicóptero das Forças Armadas Chinesas. A situação aconteceu na sexta-feira (07/06), no espaço aéreo internacional do Mar da China Oriental, e foi classificada como “insegura” pelo Ministério da Defesa da Holanda (MoD).
“Dois caças chineses circularam várias vezes o navio HNLMS Tromp. Além disso, o helicóptero de combate marítimo NH90 do navio, também foi abordado durante uma missão de patrulha pelos caças e por um helicóptero militar chinês. Isto criou uma situação potencialmente insegura o espaço aéreo internacional”, afirmou o MoD holandês.
Nas imagens divulgadas pelo MoD da Holanda (abaixo), é possível identificar o jato como sendo o caça-bombardeiro JH-7, destinado principalmente para missões de ataque terrestre e marítimo. O helicóptero, por sua vez, é o Harbin Z-19, destinado para missões de ataque e reconhecimento.
“A HNLMS Tromp está realizando missões de patrulha no Mar da China Oriental, em apoio a uma coligação multinacional que supervisiona a aplicação de sanções marítimas contra a Coreia do Norte, conforme definido nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O navio de guerra continuará sua jornada planejada a caminho do Japão, como parte da missão Pacific Archer 24”, concluiu o MoD.
A Fragata de Comando e Defesa Aérea HNLMS Tromp e é um dos navios de guerra mais avançados da Marinha Real Holandesa. Anteriormente ela foi implantada no Mar Vermelho, em apoio as operações de segurança marítima “Prosperity Guardian” e “EUNAVFOR Aspides”.
@FFO