PEGASUS da Luftwaffe próximo do primeiro voo. Em agosto de 2021, a Luftwaffe, ou Força Aérea Alemã, confirmou seus planos de adquirir um novo vetor de Inteligência de Sinais (SIGINT), baseado nos jatos executivos de longo alcance Bombardier Global 6000, altamente modificados. Recentemente o projeto atingiu uma nova etapa de desenvolvimento e produção.
Designado PEGASUS (Persistent German Airborne Surveillance System), o projeto envolve a modificação de três aeronaves G6000. A previsão é que o primeiro esteja operacional em 2028, preenchendo uma lacuna de capacidade SIGINT da Luftwaffe, aberta em 2010 com a aposentadoria do último Breguet BR1150 Atlantic.
No último dia 05 de junho, durante a feira ILA Berlin 2024, as empresas HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense anunciaram que o trabalho de conversão das aeronaves PEGASUS alcançou um marco significativo.
A primeira aeronave deixou a linha de conversão da Bombardier Defense, em Wichita, no Kansas (EUA), e está na fase de verificações em solo, enquanto é preparada para o primeiro voo de testes. As outras duas aeronaves estão passando sendo modificadas pela Bombardier.
Quando estiverem prontas, as três plataformas SIGINT PEGASUS serão reunidas na Ala de Reconhecimento 51 (TLG 51 – Taktisches Luftwaffengeschwade 51) “Immelmann“, sediada na Base Aérea de Schleswig-Jagel. Esta unidade também opera o Tornado ECR, que será substituído pelos Eurofighter Typhoon Electronic Cobat, além de drones IAI Heron.
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