Boeing entregou o primeiro F-15EX Eagle II operacional para a USAF. A Boeing Defense entregou em 05/06, o primeiro F-15EX Eagle II para o 123º Esquadrão de Caça (123rd FS) “Redhawks”, subordinado à 142ª Ala Aérea, sediada na Base Aérea da Guarda Nacional de Portland, no Oregon. Esta é a primeira entrega do Eagle II para uma unidade operacional da USAF.
O F-15EX recebido pelos Redhawks nesta semana tem a matrícula 20-0008 (número de construção EX-8). Ele é um dos seis caças do Lote 1B encomendados à Boeing, sendo composto por dois operacionais (EX-07 e EX-08) e quatro aeronaves de testes (EX-1 à EX-4). O 123rd FS receberá o segundo (20-0007) até o final deste mês de junho, de acordo com um porta-voz da Boeing.
A entrega ocorreu com cerca de um ano de atraso, motivado por questões logísticas na cadeia de produção. Apesar disto, pressionada pela USAF, a Boeing fechou um acordo de entregar todas as seis aeronaves do Lote 1B até o final deste mês, para que não ocorresse sanções de contrato.
O Boeing F-15EX Eagle II é a mais avançada versão do venerável F-15 Eagle, equipada sistema fly-by-wire, um poderoso computador de missão e duas estações de armas adicionais em comparação com o F-15E Strike Eagle, o que lhe confere a maior carga de combate no mundo. Futuramente o EX poderá ser equipado com mísseis de longo alcance e armas hipersônicas.
A USAF deverá comprar 104 F-15EX para substituir os envelhecidos F-15C. A taxa de produção da fábrica da Boeing em St. Louis, no Missouri, pode variar entre 24 até 48 aeronaves por ano.
Os novos F-15EX Eagle II serão distribuídos nos seguintes Esquadrões: 122nd FS “Bayou Militia” de New Orleans, na Louisiana; 194th FS “Griffins” de Fresno, na California; 44th FS “Vampires” e; 67th FS “Fighting Cocks”, esses dois últimos baseados em Kadena, no Japão.
@FFO