BAE Systems fornecerá novo sistema de autoproteção para P-8A Poseidon da US Navy. A US Navy concedeu à BAE Systems um contrato de US$ 95 milhões para desenvolver um sistema avançado de contramedidas de autoproteção para as aeronaves marítimas multimissão P-8A Poseidon. O novo pod de Guerra Eletrônica (EW) será capaz de detectar e neutralizar mísseis e outras ameaças contra o Poseidon operando em ambientes hostis.
Os atuais sistemas de proteção EW da BAE Systems fornecem detecção antecipada eficaz de ameaças e contramedidas. Seu design flexível baseado em arquitetura aberta, permite uma modernização rápida e econômica do sistema, sendo compatível com futuros recursos de contramedidas EW desenvolvidos por terceiros.
O novo pod de autoproteção do P-8A faz parte do projeto Intrepid ShieldTM da BAE Systems que fornece proteção de aeronaves e de plataformas terrestres em todo o espectro eletromagnético para detectar, explorar e combater ameaças avançadas. O futuro pod EW poderá ser rapidamente adaptado em outra plataformas operando em ambientes disputados.
Em 2021, a BAE Systems recebeu da US Navy a primeira fase do contrato para projetar, testar e demonstrar o pod EW aprimorado que, diante do sucesso na apresentação do protótipo, agoraavança para a fase de Desenvolvimento, Engenharia e Construção (EMD). Os trabalhos serão realizados nas instalações da BAE Systems em Nashua, New Hampshire e Austin, no Texas.
Fonte: BAE System
@FFO