• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Enchente no RS: FAB transporta criança de 2 anos em ventilação mecânica

6 de junho de 2024
Enchente no RS: FAB transporta criança de 2 anos em ventilação mecânica (Fotos: FAB).
Enchente no RS: FAB transporta criança de 2 anos em ventilação mecânica (Fotos: FAB).

Enchente no RS: FAB transporta criança de 2 anos em ventilação mecânica. Prontidão é o permanente estado de alerta em que as equipagens do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano mantêm diuturnamente para cumprir missões de busca e resgate em qualquer que seja o destino. E no contexto da Operação Taquari 2 não foi diferente.

Desta vez, o Esquadrão ficou responsável por realizar uma evacuação aeromédica (EVAM) de uma criança de dois anos, de Santana do Livramento (RS), região localizada na fronteira com o Uruguai, para um Hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, no município de Lajeado (RS).

Acionado da Base Aérea de Canoas (BACO), o Esquadrão configurou o helicóptero H-60L Black Hawk (FAB 8901) para atuar como UTI Pediátrica, com materiais hospitalares e equipe de intensivistas, médicos e enfermeiro.

“Nessa EVAM vamos transportar uma criança de dois anos, com quadro de infecção abdominal grave decorrente de apendicite aguda perfurada. Ela foi operada no dia 02/06 e desde então está em ventilação mecânica, por isso ficará sedada, com necessidade de droga vasoativa, para manter perfusão adequada durante o voo”, afirmou o Coordenador da equipe médica da FAB, Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres.

Além dos pilotos e da equipe médica, a tripulação a bordo ainda contou com três Homem-SAR. “A função do homem de resgate em uma missão como essa é dar suporte geral à equipe médica, assim como garantir a segurança da vítima e também da tripulação. Destaco também a importância do Homem de Resgate acompanhar um atendimento médico dessa complexidade como forma de aprimorar os conhecimentos na área de saúde”, declarou o homem de resgate do Esquadrão Pelicano, Capitão Médico Diogo Yudi Kamimura Hashimoto.

Devido à distância entre as cidades, a missão prosseguiu no período noturno, sendo necessário a operabilidade com os óculos de visão noturna (NVG), fundamentais para manter a segurança do voo.

“Devido ao tempo da missão, precisamos fazer uso do NVG, que nos capacita a voar com visibilidade melhor no período noturno e a pousar em um local não apropriado, que nesse caso aconteceu em um campo no meio da cidade”, finalizou o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Carlos Alexandre Lourenço Gomes do Amaral.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login