VÍDEO: B-1B Lancer da USAF e F-15K da ROKAF lançam munições reais em exercício na Coreia do Sul. Um B-1B Lancer do 37º Esquadrão Expedicionário de Bombardeiros (37th EBS) da USAF, juntamente com dois s caças F-15K da 11ª Ala de Caça da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF), realizaram em 05/06 um lançamento de munições reais sobre uma área de treinamento na Coreia do Sul.
Com o objetivo de atingir diversos alvos simultâneos em um cenário de ambiente hostil, as aeronaves lançaram bombas reais GBU-38 JDAM (Joint Direct Attack Munition) de 500 libras, em uma operação que não ocorria há mais de sete anos no território sul-coreano.
O JDAM é um kit de orientação com GPS desenvolvido para converter bombas não guiadas em armas de precisão. As JDAM são as munições ar-solo mais utilizadas em combate, podendo ser instalado em todos os tipos de caças e bombardeiros das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Após o lançamento das bombas, o B-1 participou de um treinamento aéreo conjunto na Península Coreana, o qual envolveu caças F-35A e KF-16 da ROKAF, F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, F-16 e um avião-tanque KC-135R Stratotanker, ambos da USAF.
O exercício ocorre em meio a um novo aumento nas tensões entre as duas Coreias, depois que Pyongyang lançou centenas de balões com lixo e excremento humano através da fronteira. Esta ação levou o governo sul-coreano a suspender totalmente o acordo militar assinado em 2018, que pretendia promover a confiança entre os dois países.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que a implantação do bombardeiro da USAF na região faz parte do amplo compromisso de dissuasão reafirmado entre as duas nações, durante uma recente reunião de ministros da defesa em Singapura.
No dia 02 de junho, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, se reuniu com o Ministro da Defesa da Coria do Sul, Shin Won-sik, no encontro anual do Diálogo Shangri-la. Austin também se reuniu com o Ministro da Defesa japonês, Kihara Minoru, para discutir iniciativas destinadas a melhorar a cooperação em segurança na região Indo-Pacífico. Condenaram as ações recentes da Coreia do Norte, incluindo testes de sistemas de lançamento nuclear, mísseis balísticos e transferências ilícitas de armas com a Rússia.
Os três ministros concordaram em implementar a primeira iteração de um novo exercício trilateral multidomínio chamado “Freedom Edge”, que deverá acontecer ainda neste verão.
@FFO