Forças Especiais da Alemanha e da Lituânia treinam em conjunto. A Lituânia foi sede do Exercício Conjunto OTAN “Flaming Sword 2024”, realizado entre os dias 13 e 30 de maio. O treinamento envolveu cerca de 1.600 militares de 14 países membros da OTAN, entre eles equipes médicas especializadas em ambiente não convencional das Forças Especiais.
Foi a primeira vez que equipes médicas especializadas em técnicas cirúrgicas e procedimentos realizados em ambientes hostis das Forças de Operações Especiais da Alemanha e da Lituânia SOP participaram do Exercício, atuaram em conjunto.
Neste contexto, membros da Equipe Médica de Suporte de Operações Especiais da Marinha Alemã (SOMST) e das Forças de Operações Especiais da Lituânia (SOP), atuaram em conjunto em missões em uma praia do Mar Báltico.
Para essas operações fora de aeródromo, o Comando de Aviação das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) utilizou dois bimotores PZL-Mielec M-28 Skytruck com capacidade de pouso e decolagem curtos (STOL). Operados pela empresa PD Air Aviation, prestadora de serviço militar para o governo alemão, os dois M28 matrículas civis D-CPDA e D-CPDB, foram deslocados para a Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia.
Produzidas pela empresa polonesa Polskie Zaklady Lotnicze (PZL) Mielec, o bimotor M28 Skytruck (versão licenciada do Antonov An-28) é uma aeronave leve para transporte de cargas, tropas, transporte táctico, lançamento de paraquedistas, reconhecimento, vigilância, entre outras.
Com 13 metros de comprimento e 22 metros de envergadura, o M28 tem capacidade para 19 passageiros e dois pilotos, carga útil de até 2.300 quilos e peso máximo de decolagem de 7.700 kg. Equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65B, atingem uma velocidade máxima de 355 km/h, com um alcance aproximado de 1.500 km (ou 3.100 km em voo de translado com tanques auxiliares internos). Uma das sua principais caraterísticas é a capacidade de operações STOL, onde são necessários apenas 494 metros para decolagens e meros 250 metros para pousos.
@FFO