Saab entrega mísseis Bolide para os MANPADS RBS-70 à Lituânia. Em 31 de maio, as Forças Armadas da Lituânia (Lietuvos ginkluotosios pajžgos) receberam os mísseis do tipo Bolide para seu sistema de defesa aérea portátil de curto alcance Saab RBS-70 (MANPADS), visando melhorar a eficiência de sua defesa aérea.
O contrato com a empresa sueca SAAB Dynamics AB para a aquisição dos mísseis do tipo Bolide e MK-2 para o sistema de defesa aérea de mísseis portáteis de curto alcance RBS-70 foi assinado no outono europeu de 2022. Os mísseis entregues valem aproximadamente €15 milhões. O pedido inclui mísseis para o sistema de defesa aérea terrestre RBS 70 da Saab, do qual a Lituânia é usuária desde 2004.
O RBS-70 é usado pelo Batalhão de Defesa Aérea das Forças Armadas da Lituânia. Ele foi selecionado para a tarefa com base na manutenção descomplicada, na mobilidade e na resiliência a bloqueios eletromagnéticos. O Ministério da Defesa Nacional canaliza fundos para reforçar a defesa aérea, refletindo as lições aprendidas na Ucrânia, à medida que prossegue a modernização das Forças Armadas da Lituânia. Mais de 45% do orçamento da defesa nacional, que constitui quase mil milhões de euros, deverá ser dedicado à modernização das Forças Armadas da Lituânia em 2024.
RBS 70 (Robotsystem 70) é um sistema de defesa aérea portátil (MANPADS — Man-Portable Air-Defense Systems) projetado para guerra antiaérea em todas as zonas climáticas e com pouco ou nenhum apoio de outras forças. Originalmente foi projetado e fabricado pela empresa de defesa sueca Bofors Defense (agora Saab Bofors Dynamics, desde 2000).
Utiliza o míssil RB 70, que também está em uso em vários outros sistemas de mísseis suecos. O RBS 70 é um sistema de mísseis guiados a laser de defesa aérea de curto alcance (SHORAD — Short Range Air Defense). Atualmente, o RBS 70 está operacional em 20 países clientes, em todos os continentes e em ambientes árticos, desérticos e tropicais.
Os RBS 70 Mk1 e Mk2 são os modelos padrões, com um alcance de 5.000–6.000 m e um teto de 3.000 m. Em 2003, o sistema de atualização “BOLIDE” foi introduzido no RBS 70. A quarta geração, o míssil Mach 2 “BOLIDE” é uma atualização do RBS 70 Mk2 que é mais rápida (Mach 2 vs Mach 1.6), com alcance de até 8 km (5 milhas), melhorias no sistema IFF e a capacidade de adicionar um termovisor BORC e pode atingir uma altitude de 6 km. O RBS 70 Next Generation com rastreamento automático com termovisor integrado surgiu em 2011, agora com alcance de 9.000 metros e cobertura de 5.000 metros de altura.
@CAS