Finlândia comprará mísseis JASSM-ER para os seus F-35A Lightning II. O Ministério da Defesa Finlandês confirmou que comprará mísseis de cruzeiro JASSM-ER para equipar os novos caças furtivos F-35A Lightning II da Força Aérea Finlandesa (FAF). A ministra da Defesa Antti Häkkänen, assinou em 31/05 a Carta de Intenções (LOA) para a aquisição dos mísseis para os futuros F-35A que substituirão os atuais F/A-18 Hornet.
O contrato aprovado pelo governo americano tem o valor estimado de US$ 12,5 bilhões e envolve além dos mísseis JASSM-ER, peças de reposição, suporte técnico e apoio logístico para o período entre 2024 e 2035. A quantidade não foi divulgada, mas em uma notificação anterior ao congresso, a Agência de Cooperação de Defesa e Segurança (DSCA) havia informado a intenção dos finlandeses de comprar até 200 unidades do míssil.
Produzido pela Lockheed Martin, o AGM-158B JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile – Extended Range) é um míssil de cruzeiro ar-superfície de alcance estendido e capacidade de atingir alvos a até 1.000 quilômetros de distância. É equipado com uma ogiva perfurante de 450 quilogramas projetada para eliminar alvos fortificados, como instalações subterrâneas e bunkers.
Em dezembro de 2021, o governo finlandês anunciou a aquisição de 64 novos caças F-35A sob o Programa HX Fighter, em substituição a atual frota de F/A-18C/D Hornet da Força Aérea Finlandesa (FAF). O pacote de € 8,3 bilhões envolve além das aeronaves, armamentos, treinamento, suporte e manutenção até 2030. A previsão é que a primeira turma de pilotos finlandeses em F-35 se forme em 2025, e as primeiras entregas das aeronaves para a FAF ocorram em 2026 (saiba mais).
@FFO