Na manhã de 13 de agosto de 2020, foi realizada a primeira apresentação da “Escuadrilla Histórica Mentor”, composta por três aeronaves Beechcraft B-45 pertencentes ao Centro de Testes de Voo da Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Força Aérea Argentina (FAA).
Pilotados pelo Comodoro Ariel Ambrogi, Vice Comodoro Javier Galván e pelo Capitão Jorge Dellepiane, o trio de B-45 Mentor (EX034, EX044 e EX086), realizou um sobrevoo histórico pela cidade de Córdoba.
O Mentor é uma aeronave de estrutura, monoplano, de asa baixa e dois lugares dispostos em tandem. Foi adquirido pela Força Aérea Argentina no final dos anos 1950 para o treinamento básico primário dos seus pilotos, com as primeiras 19 unidades chegando aos ao país em 27 de junho de 1957.
A FMA – Fabrica Militar de Aviones (atual Fábrica Argentina de Aviones, FAdeA), produziu 75 unidades do B-45 Mentor sob licença da Beechfraft, com a primeira aeronave entregue em 1º de novembro de 1959. A FAA aposentou a frota de treinadores B-45 em 2011.
A ativação das aeronaves da nova “Escuadrilla Histórica Mentor”, só foi possível graças ao trabalho árduo realizado pelo pessoal do Centro de Testes de Voo da Direcção-Geral de Investigação e Desenvolvimento, que dedicou todo o seu conhecimento e capacidade, complementando as tarefas iniciadas pela FAA na Área Material Rio IV.
Ao completar todos os treinamentos, e como forma de agradecer a camaradagem da FAA, a primeira unidade a receber a visita oficial do Esquadrão, foi justamente a Área Material Rio IV, onde foi recebida pelo Chefe da Área, Comodoro Guillermo Stahl.
Posteriormente, o Esquadrão retornou às instalações do CEV – Centro de Ensayos en Vuelo, em Córdoba, com a satisfação de ter concluído com êxito o voo inaugural deste novo ícone histórico da Força Aérea Argentina.