Veteranos C-47 Dakota na celebração dos 80 anos do Dia D. No próximo dia 06 de junho será celebrado os 80 anos da Operação Overlord, o famoso “Dia D”, que marcou o início de um grande desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Com mais de mil aeronaves envolvidas na missão, o Douglas C-47 Dakota se tornou o símbolo desta operação que libertou a França das mãos dos nazistas.
Para participar da grande festa, quatro Douglas C-47 Dakotas dos Estados Unidos cruzaram o Atlântico e chegaram no dia 31/05 em North Weald, no Reino Unido. Os clássicos C-47 matrículas N47TB “That’s All Brother”, N8336C “Spirit of Douglas”, N33644 “Western Air” e N74589 “Placid Lassie”, foram recepcionados em voo pelo C-47B G-ANAF “Pegasus” da Aero Legends.
Outros dois Dakotas deveriam ter chegado dos EUA, mas por razões distintas não voaram para o Reino Unido. O N150D “Screaming Eagle” estava em Narsarsuaq, na Groenlândia, aguardando uma janela de meteorologia favorável para voar até Reykjavik, na Islândia. O Douglas R4D-6 N151ZE “Ready-4-Duty” teve uma pane no motor nº 2 durante um voo de formação sobre o rio Hudson, em 18 de maio. Os técnicos informaram a necessidade da troca de motor, o que levou ao cancelamento da viagem.
Uma dupla de C-47 baseados na Grã-Bretanha também não participarão das celebrações. O N473DC “Drag ‘m Oot” teve problemas de motor, enquanto o N308SF “Night Fright” passa por restauração que não foi concluída a tempo da grande comemoração.
Cerca de onze DC-3/C-47 são esperados no antigo campo de aviação militar de North Weald, no Reino Unido, e no dia 06 de junho de 2024 eles deverão realizar um sobrevoo conjunto sobre a Praia de Omaha, na Normandia, local onde as tropas desembarcaram.
Fonte: Scramble
@FFO