Argentina inaugurou pista de pouso da Base Antártica Petrel. Uma aeronave da Força Aérea Argentina (FAA) inaugurou no sábado (1º/06), a nova pista da Base Antártica Petrel. A histórica operação foi realizada pelo Saab 340, matrícula T-34, pertencente ao VI Esquadrão Aéreo da IX Brigada Aérea, sediada em Comodoro Rivadavia.
Planejada para operar sob condições meteorológicas adversas, a nova pista de Petrel proporcionará o recebimento de voos de ressuprimento e transferência de pessoal, sem a necessidade de aeronaves equipadas com esquis. A pista recém-construída de Petrel terá menos limitações que a atual que serve à Base Antártica Argentina de Marambio.
A Base Antártica Conjunta de Petrel, localizada ao norte da Península Antártica, é projetada como uma instalação científica estratégica porque contará com um cais para atracação de embarcações e duas pistas de pouso que permitirão o acesso aéreo e marítimo ao continente.
Conforme noticiamos, A FAA realizou os primeiros testes com o Saab 340 na Antártida em fevereiro deste ano, pousando com o mesmo “Tango 34” nas Bases Antárticas Eduardo Frei (Chile) e em Marambio.
Com as operações antárticas dos Saab 340, a transferência de pessoal para as bases argentinas de Petrel e Marambio poderá ser realizada por esses bimotores, aliviando a pressão sob a frota de C-130H Hércules da Força Aérea Argentina.
@FFO