Colisão em voo durante o Beja Air Show em Portugal. Dois monomotores acrobáticos Yakovlev Yak-52 da equipe de demonstração aérea Yakstars, colidiram em voo na tarde de ontem (02/06) durante o Beja Air Show, em Portugal. Um piloto de nacionalidade espanhola morreu e um português ficou ferido.
Composta por pilotos portugueses e espanhóis, a Equipe Yakstars é a primeira do gênero a reunir profissionais de ambos os países. Baseada em Casarrubios, Espanha, e Ponte de Sor, Portugal, a esquadrilha realiza apresentações em diversos shows aéreos na Europa.
O acidente foi amplamente filmado e fotografo pelo público, e ocorreu durante a apresentação das seis aeronaves Yak-52. A colisão ocorreu quando o Yakstars Nº 4 (matrícula espanhola EC-IAS) voava isolado e tentou cruzar com a formação dos outros cinco aviões, atingindo o Yakstar Nº 3 (EC-NGZ). O Nº 4 caiu descontrolado em uma área fora da Base, sem atingir ninguém em solo, enquanto o Nº 3 conseguiu pousar em emergência perto de uma taxiway. As outras quatro aeronaves pousaram em segurança.
O piloto espanhol Manuel Rey Cordeiro, que voava o avião Nº 4, não teve tempo de acionar seu paraquedas de emergência e morreu na queda. O piloto português do Yak Nº 3 foi atendido pelas equipes de emergência e encaminhado para um hospital local.
“A Força Aérea lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola –, ocorrido pelas 16h05, no festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, em Beja”, informou a Força Aérea portuguesa.
@FFO