Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF) encerra operações. A Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF — Dutch Hawker Hunter Foundation) anunciou com profundo pesar o encerramento das suas operações, marcando o fim de uma era para os entusiastas da aviação e do legado da Hawker Hunter na Europa.
A fundação também alienará seu premiado Hawker Hunter Mk68, matriculado G-EHLW (RNLAF N-322), que permanece baseado na Horizon Aircraft Services Ltd. (HAS) em St Athan, País de Gales. Em julho de 2022, após extensa manutenção e inspeções rigorosas em Altenrhein, Suíça, a aeronave foi transportada para St Athan sob uma licença de teste e transporte da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA). A fundação previu que pequenas modificações em breve garantiriam uma licença total para voar da CAA, permitindo que o Hunter voasse sobre os céus holandeses até o final do verão daquele ano.
No entanto, a realidade divergiu drasticamente destas expectativas. O tratamento do processo de candidatura por parte da CAA do Reino Unido revelou-se demorado e imprevisível, carecendo de um calendário claro ou de garantia de um resultado positivo.
Quase dois anos após a sua chegada ao Reino Unido, o N-322 permanece aterrado sem a crucial Licença de Voo, e as perspectivas de obtenção de uma permanecem incertas. Estes atrasos não só frustraram os planos operacionais da DHHF, mas também, introduziram desafios regulamentares e logísticos adicionais.
A incerteza prejudicou o relacionamento da fundação com a HAS, sua Organização de Gestão de Aeronavegabilidade Continuada (CAMO), e interrompeu a disponibilidade e a proficiência da tripulação aérea e da tripulação de terra, essenciais para a operação da aeronave.
Após uma avaliação minuciosa da posição da fundação e do cenário regulatório em evolução, o Conselho da DHHF determinou que continuar as operações sob estas condições é insustentável. A fundação orgulha-se de manter os mais elevados padrões profissionais desde que começou a operar o Hunter em 2007, padrões que já não conseguem manter dadas as circunstâncias actuais.
Consequentemente, o querido Hawker Hunter Mk68 N-322, reconhecido como o melhor exemplo do seu tipo e o último Hunter em condições de aeronavegabilidade na Europa, nunca agraciará os céus holandeses. Esta decisão marca a conclusão de um capítulo significativo na história da aviação, fechando a cortina sobre a vida operacional de um notável caça a jato projetado pelos britânicos.
O Hawker Hunter é um caça transônico britânico a jato desenvolvido pela Hawker Aircraft para a Royal Air Force (RAF) durante o final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Ele foi projetado para aproveitar as vantagens do recém-desenvolvido motor turbojato Rolls-Royce Avon e da asa varrida, e foi o primeiro avião a jato produzido pela Hawker a ser adquirido pela RAF.
Em 7 de setembro de 1953, o primeiro protótipo modificado quebrou o recorde mundial de velocidade aérea para aeronaves, atingindo uma velocidade de 727,63 mph (1.171,01 km/h; 632,29 kn). O Hunter F.6A é um caça monoposto, desenvolvido como interceptador. Sucessor da variante F.4, o F.6 é movido por uma turbina Rolls Royce Avon 207 que fornece à aeronave cerca de 10.500 kg de empuxo, um aumento de 40% em relação ao motor Avon 113 do F.4. Uma rampa de freio é instalada para restringir o desgaste dos freios das rodas.
@CAS