SwAF implanta AEW&C GlobalEye na Base Aérea de Uppsala. A Força Aérea Sueca (SwAF — Sweden Air Force) anunciou a implantação do Sistema Aerotransportado de Alerta e Controle Antecipado (AEW&C) Saab S106 GlobalEye na Base Aérea de Uppsala em 2027. A decisão, revelada pelo Chefe da Força Aérea Sueca, Jonas Wikman, em 15 de maio de 2024, e marca um significativo esforço de modernização da defesa da Suécia.
A seleção da Base Aérea de Uppsala como a futura sede das novas da aeronave S106 GlobalEye segue um processo de avaliação meticuloso que visa maximizar a eficácia operacional durante um período prolongado. Fatores como a preparação da infraestrutura, a dinâmica organizacional, as condições de recrutamento e as considerações ambientais foram minuciosamente analisados por vários departamentos do Estado-Maior da Aeronáutica. Atualmente a base está sem unidades operacionais.
A gênese desta medida remonta ao projeto de lei de defesa do Ministério da Defesa sueco (MoD) para o período 2021–2025, onde a necessidade de um novo sistema de alerta e controlo aéreo antecipado foi destacada como uma prioridade máxima. Com as aeronaves Saab S100D existentes de Vigilância e Controle Aerotransportado (ASC) atingindo seus limites operacionais, a necessidade de uma substituição moderna tornou-se evidente.
Além dos S100D, dois Gulfstream IV modificados, designados na SwAF como S102B Korpen SIGINT, estão em serviço em Linköping/Malmen (ESCF), sem nenhum plano de substituição até 2025. Os S100D e S102B servem na mesmo unidade, o74 Special Avn Squadron (74 specialflygskvadron), que deverá ser transferido para Uppsala.
A Saab anunciou em 30 de junho de 2022 que a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) havia feito um pedido de duas aeronaves GlobalEye AEW&C, com opção para mais dois. Com entrega programada para 2027, a plataforma GlobalEye representa um avanço nas capacidades de vigilância aérea.
O GlobalEye, que é baseado no jato executivo canadense Bombardier Global 6000/6500, está equipado com um radar Erieye ER (Extended Range) da Saab. Com um alcance de detecção impressionante de até 550 km a 35.000 pés, o GlobalEye oferece capacidades de vigilância incomparáveis nos domínios aéreo, marítimo e terrestre. A integração de tecnologias avançadas, como módulos de transmissão/recepção de nitreto de gálio, permitiu um aumento notável de 70% no alcance de detecção em comparação com iterações anteriores do radar Erieye.
Complementando o radar AEW estão sensores adicionais, incluindo o radar de vigilância marítima Seaspray 7500E da Leonardo, e um sensor eletro-óptico/infravermelho situado abaixo da fuselagem dianteira.
À medida que os cenários geopolíticos evoluem e as ameaças se tornam cada vez mais complexas, os investimentos em tecnologias de ponta como o GlobalEye são imperativos para salvaguardar os interesses de segurança nacional e garantir a preparação estratégica num mundo em constante mudança.
@CAS