Acidente com F-35B nos Estados Unidos. Um caça F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) caiu ontem (28/05), logo após decolar do Aeroporto Internacional de Albuquerque Sunport, no Novo México, EUA. Conforme o Corpo de Bombeiros, o piloto ejetou da aeronave, mas foi levado para um hospital local com ferimentos graves.
A Lockheed Martin confirmou que o F-35B estava em voo de translado da fábrica de Fort Worth, no Texas, para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, com uma escala técnica para reabastecimento na Base Aérea de Kirtland, localizada na área militar do Aeroporto de Albuquerque Sunport.
Informações divulgadas pela mídia relataram que se tratava de uma aeronave de testes do programa Technology Refresh 2 (TR-2) que estava sendo levada para Edwards por um piloto da Agência de Gestão de Contratos de Defesa.
O @thenewarea51 divulgou no X o áudio da comunicação da Torre de Controle de Albuquerque, onde o controlador oferece a possibilidade do piloto do caça subir até 20.000 pés (FL200) após a decolagem da pista 21. O piloto respondeu que faria uma decolagem curta para o pessoal “para alguns caras na rampa”. Imagens do acidente mostram o F-35B decolando em modo STOVL (Short Take Off and Vertical Landing).
Uma comissão de investigação irá investigar as causas do acidente.
A Martin-Baker, empresa fabricante dos assentos ejetáveis modelo US16E que equipam os F-35B do USMC, publicou na sua conta no X (antigo Twitter) a tradicional mensagem com o número atualizado de vidas salvas pelo seu equipamento: 7722.
@FFO