30 F-16AM/BM Belgas para a Força Aérea da Ucrânia. O governo da Bélgica fechou a transferência de 30 F-16AM/BM da Força Aérea da Bélgica (Belgian Air Force — BAF) para a Força Aérea da Ucrânia (UAF). Com a adição dos F-16 belgas, o número total de F-16AM/BM que a Ucrânia vai receber aumentou de 55 para 85. As entregas estão previstas para começar neste verão europeu.
O governo belga vai transferir 30 aeronaves F-16AM para a Ucrânia, após a assinatura de um pacote de ajuda militar de € 977 milhões em 28 de maio de 2024. O anúncio foi feito após uma reunião do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e do primeiro-ministro belga Alexander De Croo, durante visita do primeiro à Bélgica.
A Bélgica já mencionou a intenção de entregar alguns dos seus “Vipers” já este ano, embora o número de aeronaves nunca tenha sido divulgado. Com a adição dos F-16 belgas, o número total que a Ucrânia receberá agora cresce: de 55 para 85, com entregas previstas para este verão. “Esses jatos F-16 serão fornecidos à Ucrânia o mais rápido possível. Nosso objetivo é poder fornecer as primeiras aeronaves antes do final deste ano, 2024”, disse De Croo em entrevista coletiva com Zelenskyy. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para entregar alguns aviões já este ano.”
O Primeiro-Ministro deixou bem claro que a aeronave não deve voar em território russo: “Sobre… a utilização de armas, tudo o que está abrangido por este acordo é muito claro, é para utilização pelas Forças de Defesa da Ucrânia no território da Ucrânia”.
Embora no ano passado a Bélgica esperasse transferir alguns F-16 até este verão, o plano foi agora adiado para o final do ano, com as entregas a serem concluídas até 2028. Não esqueçamos que a Bélgica ainda opera o F-16, pois o primeiro do seu primeiro F-35A só ocorreu neste mês de maio de 2024, portanto o país ainda precisará dos F-16 por algum tempo.
Os F-16 para a Ucrânia. A doação de F-16 à Ucrânia foi anunciada pela primeira vez em agosto de 2023, quando a Holanda e a Dinamarca anunciaram que forneceriam o caça americano à Ucrânia, em um ato de ajuda a defesa de seu território da invasão russa.
Os Estados Unidos aprovaram a transferência dos F-16 da Dinamarca e da Holanda para a Ucrânia assim que o treinamento dos pilotos for concluído. Neste momento, está em curso a formação de pilotos ucranianos no Reino Unido, nos EUA, na Dinamarca e na Romênia.
Além dos 30 F-16 da Bélgica, a Ucrânia receberá 19 F-16 da Dinamarca, 24 da Holanda e 12 da Noruega (além de outros 10 para serem usados como peças de reposição), com as entregas previstas para começar em breve. Todos são F-16AM/BM produzidos sob licença na Europa. A Rússia vem ameaçando atacar todas as bases ucranianas que hospedam F-16. A Ucrânia considera algumas contramedidas, incluindo abrigos subterrâneos e dispersão.
Autoridades dos EUA disseram que o primeiro quadro de pilotos ucranianos se formou no treinamento dos EUA, enquanto alguns outros pilotos continuam em treinamento. Os pilotos agora realizarão treinamento adicional no exterior, disse o porta-voz do Pentágono, Major Charlie Dietz.
“Um pequeno número de pilotos concluiu seu treinamento nos EUA e avançou para a próxima parte do treinamento fora dos Estados Unidos”, disse o major Dietz. “Outros pilotos ucranianos continuam a treinar no Arizona. Embora não possa confirmar detalhes específicos sobre os horários de treino e localizações de pilotos individuais, posso assegurar-vos que continuamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros ucranianos para melhorar a sua prontidão operacional e interoperabilidade nos padrões da OTAN.”
@CAS