Aurora Flight Sciences X-Plane entra na fase de projeto preliminar. A Aurora Flight Sciences, uma empresa da Boeing, concluiu recentemente a revisão do projeto conceitual e preliminar do projeto de um Plane-X revolucionário, de alta velocidade e de decolagem vertical. A aeronave está sendo desenvolvida para um programa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA — Defense Advanced Research Projects Agency) chamado Speed and Runway Independent Technologies (SPRINT).
Ele “visa projetar, construir e pilotar um avião experimental para demonstrar as principais tecnologias e conceitos integrados, que permita uma combinação intercambiável de aeronave de alta velocidade que seja independe de pista convencional”.
O conceito do Aurora é um demonstrador de asa baixa com baixo arrasto que integra uma fuselagem, combinando a agilidade da decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) com velocidade sem precedentes. A abordagem da equipe colocará o programa no caminho para um voo bem-sucedido e demonstrar capacidade revolucionária para mobilidade aérea e missões das Forças de Operações Especiais (SOF).
Novas representações do demonstrador fan-in-wing (FIW) revelam três ventiladores de elevação, um exterior composto mais refinado; e uma cabine não tripulada. A escolha de três ventiladores de elevação reflete a estratégia da equipe para simplificar o demonstrador e agilizar seu caminho até o teste de voo.
A tecnologia FIW poderia ser dimensionada para quatro ou mais ventiladores de elevação para atender aos requisitos futuros das aeronaves e poderia abrir oportunidades para uma futura família de sistemas. Da mesma forma, embora um demonstrador não tripulado ofereça benefícios em testes e redução de riscos, a tecnologia FIW seria totalmente transferível para aeronaves tradicionais com tripulação.
“A Aurora e a Boeing trazem experiência relevante em plataformas de asas combinadas, configurações de VTOL de alta velocidade e desenvolvimento de aeronaves militares. O programa DARPA SPRINT é uma excelente oportunidade para continuar nossa história de programas avançados de demonstração de tecnologia que permitem novas capacidades para as forças armadas dos EUA”, disse Larry Wirsing, vice-presidente de desenvolvimento de aeronaves da Aurora Flight Sciences.
O conceito da Aurora foi projetado para atender ou superar os desafiadores objetivos do programa que a DARPA estabeleceu para o programa. Por exemplo, a plataforma com fuselagem e asa combinada consegue atingir velocidade de cruzeiro de 450 nós, e os ventiladores de elevação incorporados com tampas integradas permitem uma transição suave do voo vertical para o horizontal.
O projeto também aproveita as soluções de motores existentes, reduzindo riscos e prazos de desenvolvimento. Além do VTOL, a aeronave é capaz de decolagem e pouso vertical curtos (STOVL), decolagem e pouso supercurtos (SSTOL) e decolagem e pouso convencionais. As equipes de elevação vertical da Aurora e da Boeing estão combinando mais de 30 anos de experiência em novas plataformas verticais de decolagem e pouso (VTOL) com um processo comprovado de maturação de tecnologia. A equipe estima a conclusão da revisão preliminar do projeto do programa SPRINT em aproximadamente 12 meses, com a meta do primeiro voo em 36 meses.
Aurora Flight Sciences, uma empresa da Boeing, promove o futuro do voo desenvolvendo e aplicando inovações em configurações de aeronaves, sistemas autônomos, tecnologias de propulsão e processos de fabricação. A sede corporativa e a engenharia ficam em Manassas, Virgínia. Um centro de fabricação foi inaugurado em Fairmont, West Virginia, em 1994, sendo transferido para Bridgeport, West Virginia, em 2000. Outra fábrica foi inaugurada em Starkville, Mississippi, em 2005, antes de ser transferida para o vizinho Aeroporto Regional Golden Triangle em Columbus, Mississippi, em 2007. Um centro de pesquisa e desenvolvimento foi inaugurado em Cambridge, Massachusetts, em 2005, onde a Aurora agora desenvolve uma linha de microveículos aéreos.
@CAS