MBDA assina melhorias no sistema de defesa aérea italiano CAMM-ER. A MBDA assinou uma alteração contratual com a OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en Matière d’ARmement😉 para aumentar a capacidade técnica do sistema de defesa aérea italianos baseados no Common Anti-air Modular Missile Extended Range (CAMM-ER). O contrato irá atualizar o sistema GRIFO para o Exército e Força Aérea italiana.
O GRIFO, é o sistema de defesa aérea de nova geração do Exército Italiano e da Força Aérea do tipo Medium Advanced Air Defence System (MAADS). O contrato também incluirá uma nova Unidade de Controle de Incêndio (FCU) multifuncional, desenvolvida e projetada pela MBDA para aumentar significativamente as capacidades de comando e controle do sistema Grifo.
Esta evolução, implementada em benefício do Exército Italiano, introduz evoluções abrangentes concebidas ao longo dos últimos 12 meses, no âmbito do contrato de produção principal para fortalecer as capacidades operacionais das Forças Armadas Italianas. O acordo também inclui a validação operacional e a produção da nova FCU, parte já efetiva este ano. A atividade que se segue a este novo acordo irá reforçar ainda mais as capacidades industriais nas instalações italianas da MBDA, especialmente na de Fusaro em Bacoli (perto de Nápoles), já impulsionadas graças aos recentes contratos para mísseis CAMM-ER e Aster, apoiando o crescimento tecnológico e industrial da empresa.
O CAMM-ER, equipado com um buscador ativo de última geração e um novo motor — projetado pela AVIO — para fornecer um alcance estendido, foi qualificado com sucesso no ano passado e substituirá o míssil Aspide usado pelo sistema SPADA do Força Aérea Italiana e pelo sistema Skyguard do Exército Italiano. O CAMM-ER também está integrado ao Albatros NG, sistema de defesa aérea naval de nova geração (NBAD), já vendido no exterior, que otimiza as capacidades navais terra-ar das frotas.
CAMM-ER é o míssil de alcance estendido da família CAMM de nova geração desenvolvido em conjunto no Reino Unido e na Itália para defesa aérea terrestre e naval. A família CAMM pode ser facilmente integrada com a escolha do cliente de radar e C2 para formar uma Solução Modular Aprimorada de Defesa Aérea (EMADS). Também substituirá o Aspide no Sistema Médio Avançado de Defesa Aérea (MAADS) da Força Aérea Italiana, qualificado com sucesso no ano passado.
O CAMM-ER é um míssil superfície-ar ativo equipado com um lançamento vertical suave (SVL) com um sistema de rotação e um motor de foguete de duplo impulso de estágio único. O sistema SVL ejeta o míssil de seu recipiente por meio de um gerador de gás, o míssil então se volta em direção à ameaça por meio de atuadores laterais antes de ligar o motor. A munição é eficaz contra ameaças respiratórias aéreas (ABT), aviões de combate e de ataque, bombardeiros, helicópteros, mísseis de cruzeiro e anti-radiação.
@CAS