US Navy desenvolve sistema de IA para identificar aeronaves automaticamente. Uma equipe da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAWCAD) de Lakehurst, está desenvolvendo um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) que identificará automaticamente as matrículas pintadas nas aeronaves embarcadas nos navios. O objetivo é melhorar a segurança a bordo, reduzir a carga de trabalho e liberar os militares para as atividades mais críticas.
O projeto NOCTRNAL (Night Operations Character Transcription & Recognition for Naval Aircraft Logistics) tem por objetivo desenvolver um sistema que identificará as matrículas das aeronaves estacionadas ou em movimento no convés de voo dos navios da Marinha, mesmo sob condições de baixa iluminação. Isto ajudará a equipe de voo do navio a localizar cada aeronave sem precisar deslocar uma pessoa para checar.
No ano passado, a equipe de Lakehurst, liderada pelo Dr. Todd Morehouse, recebeu o prêmio NISE Outstanding Project pelo projeto PATRIOT (Panoramic Tracking of Real-time Information for the Ouija Tableto), que através de imagens captadas pelas câmeras e o uso de inteligência artificial, preenche automaticamente a posição de cada aeronave no diagrama digital do convoo, o “Ouija Tabletop”.
Apesar da similaridade entre os projetos, Morehouse observou que o NOCTRNAL será mais abrangente, com o reconhecimento e a identificação do modelo de cada aeronave através dos seus números de cauda (matrículas). Para isso serão utilizados algoritmos com aprendizado de máquina, câmeras de alta definição, sensores ópticos e térmicos para operação mesmo à noite ou sob condições meteorológicas adversas.
“Isso não apenas automatiza o processo, liberando os militares para se concentrar em outras tarefas mais críticas, e melhorar a confiabilidade quando as condições são difíceis ou quando o ritmo de trabalho está muito intenso com muitas ações ao mesmo tempo”, disse Morehouse.
Atualmente a equipe do Dr. Morehouse está focada em analisar os algoritmos e a melhor maneira de integrar os dados em um pacote que possa ser usado na próxima fase de testes. O projeto NOCTRNAL está sendo financiado pela Naval Innovative, Science, and Engineering (NISE).
Fonte: NAVAIR
@FFO