Suécia e Hungria discutem a negociação de caças Gripen E. Os governos da Hungria e da Suécia estão discutindo uma possível venda de um lote de caças Saab Gripen E para equipar a Força Aérea Húngara (HuAF), que atualmente opera a versões C (monoplace) e D (biplape) do jato de combate sueco. A informação foi confirmada por Åsa Thegströ, vice-presidente de negócios de Aviação da Saab.
Em uma entrevista coletiva realizada na sede da empresa em Linköping, na Suécia, no dia 20 de maio, Thegström disse que a Saab está negociando uma possível venda dos caças Gripen E para a Hungria. “Estamos em discussões interessantes com a Hungria sobre o Gripen E”, disse a Executiva da Saab.
O vice-chefe de marketing e vendas do Gripen, Richard Smith, acrescentou que a HuAF está considerando a possível aquisição para cumprir uma exigência de voltar a ter dois esquadrões operacionais de primeira linha. Não foi divulgado nenhum cronograma sobre em que fase estão as negociações.
Em 2006, a HuAF recebeu 14 caças Saab Gripen C/D arrendados da Suécia, e que atualmente compõem a primeira linha de defesa aérea do país. Mais recentemente, em 23 de fevereiro deste ano, foi anunciado pela Saab o arrendamento para a Hungria de quatro Gripens C adicionais, elevando a frota para 18 jatos.
Fonte: Janes Defense
@FFO