BAE irá fornecer Dual Band Decoys aos F/A-18E/F da US Navy. A US Navy escolheu a BAE Systems para desenvolver o novo Dual Band Decoy (DBD) para equipar a frota de F/A-18E/F Super Hornet e Growler, que será baseado no AN/ALE-55. A nova contramedida de radiofrequência (RF) de última geração atrairá mísseis guiados por radar para longe da aeronave, protegendo-a de ataques inimigos.
O contrato foi adjudicado em setembro de 2023, mas que só foi anunciado pela empresa na semana passada, é avaliado em mais de US$ 54 milhões, cobrirá o design, desenvolvimento, integração, testes, produção e entrega. A BAE Systems venceu uma competição com a Raytheon.
Na verdade, o primeiro contrato para desenvolver e demonstrar um novo chamariz foi concedido à BAE Systems e à Raytheon em 2019, com a Raytheon posteriormente desqualificada. Depois que o Government Accountability Office (GAO) rejeitou o protesto da Raytheon, o novo contrato foi concedido à BAE Systems.
A empresa afirma que o Dual Band Decoy faz parte de sua abordagem Intrepid Shield para criar uma esfera protetora em torno de plataformas em campos de batalha altamente disputados, usando todo o espectro eletromagnético para detectar, explorar e combater ameaças avançadas. Esta abordagem aproveita as partes de radiofrequência (RF) e eletro-óptica/infravermelho (EO/IR) do espectro para aumentar a capacidade de sobrevivência e a letalidade das aeronaves em cenários de alta ameaça.
O chamariz de banda dupla expandirá as capacidades do chamariz rebocado de fibra óptica AN/ALE-55, que atualmente equipa a frota Super Hornet e Growler. A isca oferece a mais recente tecnologia de interferência para interromper os radares inimigos e atrair mísseis para longe da aeronave, diz a empresa.
“Com o Dual Band Decoy, estamos aproveitando os anos de sucesso da missão do ALE-55 como um sistema de interferência de alta potência”, disse Don Davidson, diretor da linha de produtos Advanced Compact Electronic Warfare Solutions da BAE Systems. “Dual Band Decoy oferece ampla capacidade que pode ser instalada em uma variedade de aeronaves e pode ser atualizada para enfrentar ameaças futuras”.
A isca é totalmente integrada às Contramedidas Eletrônicas Defensivas Integradas (IDECM) ALQ-214 instaladas na aeronave. O ALE-55, como o nome já diz, é um jammer compacto rebocado por um cabo de fibra óptica que funciona em conjunto com o sistema de Guerra Eletrônica (EW) da aeronave, bloqueando sinais de mísseis que se aproximam, afastando eles com segurança da aeronave até a isca rebocada. Depois que a isca é atingida pelo míssil, a aeronave pode cortar o cabo de reboque e implantar outra isca, se necessário.
O ALE-55 foi colocado em campo pela primeira vez em 2010, empregado como alternativa ao sistema de isca rebocada ALE-50 “Little Buddy”. Desde então, a BAE Systems produziu mais de 3.000 iscas ALE-55 para clientes em todo o mundo.
@CAS