Enchente no RS: 1º GCC conclui montagem do radar para a área Terminal Porto Alegre. O Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC – Esquadrão Aranha) e o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC – Esquadrão Mangrulho) concluíram, no último sábado (18/05) a montagem do radar TPS-B34M em Canoas, no Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa visa restabelecer o controle de radar na Terminal Porto Alegre e permitir o controle de tráfego de mais aeronaves nas cidades afetadas pelas recentes inundações.
A montagem do equipamento teve início no dia 14 de maio, após ser transportado pela aeronave KC-390 Millennium de Chapecó, em Santa Catarina, para Canoas. O radar estava sendo utilizado em apoio ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), e seu deslocamento e mobilização em Canoas envolveu planejamento, coordenação e sinergia dos Esquadrões do 1º GCC e de outras unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).
“A implantação desse radar em Canoas traz melhoria na capacidade de detecção e controle das aeronaves operando na região metropolitana de Porto Alegre, representando um incremento na eficiência e segurança das operações aéreas da aviação geral, como também das missões de resgate e transporte logístico, realizadas pelos helicópteros em apoio à população gaúcha afetada pelas enchentes”, afirma o Comandante do 2º/1º GCC, Major Aviador Vinicius Vilanova Vale.
Devido às inundações no Rio Grande do Sul, os radares de aproximação do Aeroporto de Porto Alegre estão desligados e todo o tráfego de aeronaves, civis e militares, foi redirecionado para a Base Aérea de Canoas. A instalação do radar permitirá o controle de tráfego de um maior número de aeronaves envolvidas no apoio à população gaúcha, além de aumentar a segurança de voo na região.
Antes de iniciar a operação radar, os sistemas serão devidamente checados e homologados pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A partir de então, serão integrados a síntese do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), permitindo a visualização e controle do tráfego aéreo.
Sobre o TPS-B34M
O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela FAB em missões de Defesa Aérea. O equipamento se destaca pela capacidade de aumentar a detecção de aeronaves em rota a partir do local onde é instalado. Uma de suas principais vantagens é ser transportável, permitindo sua implantação em qualquer região do território nacional, o que possibilita tanto o complemento das infraestruturas já existentes quanto o estabelecimento de serviços em áreas onde ainda não estão disponíveis.
Fonte: FAB
@FFO