Airbus irá desenvolver VTOL UAS logístico para o USMC. O Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) concedeu à Airbus US Space & Defense um acordo de autoridade transacional de Fase I, por meio do Consórcio de Sistemas de Aviação Naval, em apoio ao projeto Conector de Logística Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos ou Unmanned Logistics Connector (ULC).
O contrato faz parte de um Programa de Prototipagem Rápida de Nível Médio de Aquisição (MTA) que visa fornecer ao USMC protótipos para demonstrar as capacidades da aeronave ao combatente por meio de uma série de experimentos operacionais. O conector logístico ULC é um VTOL ou Vertical Take-Off and Landing tipo UAS, ou Unmanned Aircraft System que será baseado no Airbus UH-72 Lakota.
Será uma variante da comprovada plataforma Lakota, destinada a fornecer suporte logístico durante operações expedicionárias em ambientes contestados. O helicóptero autônomo não tripulado visa ser uma a solução acessível e de baixo risco para o contestado ambiente logístico.
“Nosso conector logístico não tripulado UH-72 aproveita as quase duas décadas de capacidade militar dos EUA e oferecerá aos fuzileiros navais uma solução versátil, acessível e duradoura para enfrentar missões logísticas em todo o mundo. Esperamos apoiar o Corpo de Fuzileiros Navais com esta mais recente modernização da plataforma Lakota”, disse Rob Geckle, presidente e CEO da Airbus US Space & Defense.
Capaz de transportar cargas críticas — incluindo contêineres intermodais modulares conjuntos (JMICs) e contêineres de mísseis de ataque naval (NSM) — o UH-72 ULC se destaca no transporte de suprimentos essenciais por longas distâncias em alta velocidade. Com peso máximo de decolagem (MTOW) de 8.378 libras e velocidade de cruzeiro de 135 nós, garante entrega rápida e eficiente de materiais essenciais.
A altitude operacional do ULC chega a 20.000 pés e seu alcance se estende além de 350 milhas náuticas. O ULC UH-72 foi projetado pensando no crescimento futuro. Apresentando uma abordagem modular de sistemas abertos (MOSA) e um Backbone digital robusto, oferece flexibilidade significativa para expansão da missão. Seu design acomoda fácil integração de novas tecnologias e sistemas, garantindo que ele possa evoluir com as mudanças nos requisitos da missão.
Uma das vantagens marcantes do UH-72 ULC é sua disponibilidade imediata. Com uma linha de produção ativa nos EUA, a aeronave pode ser rapidamente implantada para atender às necessidades logísticas atuais e emergentes. Este fator de prontidão é crucial para manter o ritmo operacional e garantir que os fuzileiros navais tenham os suprimentos necessários quando e onde precisarem.
@CAS