Enchente no RS: C-105 da FAB realizou complexa operação de EVAM. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou ontem (19/05) a maior e mais complexa operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) em apoio às vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Três bebês recém nascidos e dois adultos em estado grave foram transferidos do Hospital da Universidade Federal da cidade do Rio Grande, no sul do estado, para Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha.
“A cidade de Rio Grande está alagada e o hospital está muito comprometido. Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata.E devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo”, destacou o médico da FAB, Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres.
A missão foi realizada pelo C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, matrícula FAB 2810. Neste caso específico, a aeronave de transporte multifuncional foi configurada internamente em uma UTI aérea.
O “Onça 10” decolou da Base aérea de Canoas às 14h47 (horário local), para um voo de pouso mais de 45 minutos até o Aeroporto da cidade do Rio Grande, que no momento do pouso se encontrava com meteorologia degrada por uma camada de nuvens baixas e chuvisco.
O comandante da aeronave, Capitão Aviador Cleber de Souza Nichelli, comentou sobre os desafios logísticos da missão. “Pousamos em Rio Grande com a meteorologia bem adversa. Era um desafio já estávamos esperando, somado também com uma pista que está em obras. Tendo em vista o objetivo da missão, empregamos o máximo da nossa capacidade operacional em prol dessas vidas”, contou.
O retorno para a Base Aérea de Canoas ocorreu às 19h38 (horário local), e após o pouso os pacientes foram encaminhados para unidades de saúde de referência da região. A operação bem sucedida envolveu um trabalho integrado entre diversos profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da FAB.
@FFO