• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero no norte do país

20 de maio de 2024
Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero no norte do país. Trabalho de resgate na área do acidente (Foto: via AP).

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero no norte do país. O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, caiu na tarde de ontem (19/05) na região de Jolfa, próximo da fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã. Equipes de resgate chegaram ao local onde constataram a morte de todos os ocupantes, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian.

Helicóptero do presidente do Irã desapareceu nas montanhas no norte do país. Últimas imagens de Ebrahim Raisi próximo ao Bell 412 que o transportava (Foto: IRNA).
Uma das últimas imagens de Ebrahim Raisi próximo ao Bell 412 que o transportava (Foto: IRNA).

Inicialmente a informação divulgada foi que a aeronave teria feito um pouso forçado em uma região montanhosa sob condições climáticas adversas, com forte nevoeiro e chuva. A agência de notícias estatal IRNA, disse que além do Presidente e do ministro das Relações Exteriores do Irã, estavam a bordo do helicóptero Bell 412 da Força Aérea Iraniana (Imperial Iranian Air Force — IIAF) o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, um clérigo sênior de Tabriz, três tripulantes e um oficial da Guarda Revolucionária Iraniana.

O local do acidente foi localizado com a ajuda de um drone Akinci da Turquia (Fonte: AP).
O local do acidente foi localizado com a ajuda de um drone Akinci da Turquia (Fonte: AP).

Uma grande operação de resgate foi ativada pelas forças armadas iranianas para chegar ao local do acidente, uma área montanhosa de difícil acesso e com meteorologia desfavorável, com chuva e nevoeiro. Teerã solicitou ajuda da Turquia para apoiar as buscas, que enviou um drone Akinci o qual foi responsável por localizar os destroços do helicóptero presidencial.

Helicóptero Bell 412 que viajava o Presidente Raisi (Foto: AP).
Helicóptero Bell 412 que viajava o Presidente Raisi (Foto: AP).

Na manhã de domingo, Raisi se encontrou com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para juntos inaugurarem a terceira barragem construída em conjunto pelos dois países no rio Aras. O encontro ocorreu apesar das relações frias entre as duas nações, especialmente devido a um ataque armado à Embaixada do Azerbaijão em Teerã no ano passado, e às relações diplomáticas do Azerbaijão com Israel, que a teocracia xiita do Irã tem como o seu principal inimigo na região.

Imagem de Raisi a bordo do Bell 412 durante a visita à barragem (Fonte: IRNA).
Imagem de Raisi a bordo do Bell 412 durante a visita à barragem (Fonte: IRNA).

Com 63 anos, Raisi é linha-dura e protegido pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, o qual analistas sugerem que poderia ser o sucessor. Raisi venceu as eleições presidenciais em 2021, a qual teve a menor participação na história do país. Raisi é sancionado pelos EUA em parte devido ao seu envolvimento na execução em massa de milhares de prisioneiros políticos em 1988, no final da sangrenta guerra Irã-Iraque.

Fonte: AP

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login