Na última sexta-feira – 14 de agosto, o 5º/8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv) “Esquadrão Pantera”, sediado na ALA 4 em Santa Maria, resgatou seis brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os militares estavam debelando focos de incêndio na região do Pantanal, quando foram cercados pelas chamas que se alastraram com muita rapidez. Em busca de local seguro, os bombeiros ficaram presos no terreno lamacento, e solicitaram o resgate da Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave H-60L Black Hawk FAB 8910, decolou da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé/MT, às 11 horas e voou até a posição dos brigadistas para realizar o resgate. Ao chegar no local, o tripulante SAR desceu até os militares, que foram trazidos à bordo, enquanto o piloto do Black Hawk manteve voo pairado rente ao terreno, sem realizar o pouso para evitar ficar preso na lama. O resgate durou aproximadamente 25 minutos.
Esta foi a primeira missão real do piloto do “Pantera 10”, Tenente Aviador Paulo Sergio Martins Júnior, que demonstrou a sensação de salvar vidas.
“Atuar em um resgate como este mostra que toda exigência durante os treinamentos é de extrema importância, especialmente por ajudar as pessoas em momentos de dificuldades”, relatou o militar, que compunha a tripulação do H-60L, junto com o seu 2P, dois mecânicos e o homem SAR.
O Ministério da Defesa coordena a Operação Pantanal que combate os incêndios florestais na região Centro-Oeste. O Aeródromo do SESC Pantanal, em Poconé/MT, é o Centro de Coordenação da Operação, devido a estar em ponto estratégico para o emprego dos meios que participam da operação, com embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.
@FFO