Base Aérea de Florianópolis sediará o futuro APP unificado do SUL. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), está desenvolvendo uma grande restruturação do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo nacional, em especial nas Áreas de Controle Terminal (TMA). Uma dos projetos é a unificação dos Controles de Aproximação (APP), responsáveis pelo gerenciamento do tráfego aéreo nos principais aeroportos do país.
Os atuais Controles de Aproximação ativos nos mais movimentados aeroportos brasileiros, serão aglutinados em estruturas unificadas. É o caso da região sul, onde os APPs de Porto Alegre (APP-PA), Curitiba (APP-CT) e Florianópolis (APP-FL), serão transferidos para a Base Aérea de Florianópolis (SC), que será a sede do futuro APP SUL.
Para dar início ao processo, em 15 de janeiro de 2025 o Comando da Aeronáutica deverá assinar um ato administrativo repassando a subordinação da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), do Comando de Preparo (COMPREP) para o DECEA. A partir deste ato, será possível começar efetivamente o processo de implementação do projeto do APP SUL.
Atualmente a BAFL acomoda o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL), unidade responsável pelos voos que tem como origem ou destino a capital catarinense, bem como aqueles que cruzam o estado. Quando o DECEA assumir a BAFL o DTCEA-FL será extinto e absorvido pela nova estrutura.
A unificação dos APPs é parte do projeto de modernização da prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS) do DECEA. Sem comprometer a prestação do serviço e a segurança para os usuários, o objetivo é aumentar a capacidade de prestação do ATS nas Áreas de Controle Terminal, reduzir custos com estruturas e equipamentos, racionalizar o emprego dos recursos humanos, reduzir a carga de trabalho dos Controladores de Voo, entre outras melhorias.
@FFO