Hungria recebe mais dois Airbus H225M. Outros dois helicópteros militares de transporte Airbus H225M foram entregues às Forças de Defesa Húngaras (FDH) a partir do centro de produção da Airbus em França. O anúncio foi feito pelo ministro da defesa na segunda-feira, Kristóf Szalay-Bobrovniczky no dia 13 de maio. Os helicópteros chegaram à base aérea da 86ª Ala de Helicópteros HDF, com sede em Szolnok, na tarde do mesmo dia 13/05.
No âmbito da cooperação entre a empresa francesa Airbus e as Forças de Defesa Húngaras, a 86ª Ala tem agora um total de oito helicópteros na sua frota, incluindo o que acabaram de chegar, metade da frota de 16 H225M adquirida pela Hungria. A 86ª Ala recebeu os primeiros helicópteros em 24 de julho de 2023 e, desde então, as aeronaves têm chegado regularmente. E
O ministro da Defesa destacou que o governo pode considerar o ano de 2024, o ano da Força Aérea Húngara, uma vez que várias novas aeronaves e medidas estão focadas nas capacidades aéreas das FDH. Até o momento, em 2024, a Hungarian Air Force (HuAF) adquiriram quatro novos caças Gripen. Em cooperação com a SAAB, os militares estabeleceram um Centro de Excelência que também utiliza tecnologia de Realidade Estendida (XR).
Airbus Helicopters H225M é um helicóptero militar de transporte tático de longo alcance desenvolvido a partir do Eurocopter AS532 Cougar para uso militar. É uma aeronave bimotor e pode transportar até 28 soldados sentados e dois tripulantes. O helicóptero é comercializado para transporte de tropas, evacuação de vítimas e tarefas de busca e salvamento em combate, e é semelhante ao EC225 Super Puma civil.
@CAS