Voou o P-3AM Orion da FAB com as novas asas revitalizadas pela Akaer. A empresa Akaer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram recentemente o primeiro voo de um Lockheed P-3AM Orion equipado com um novo conjunto de asas revitalizadas. A aeronave, matrícula FAB 7205, realizou com sucesso o voo de experiências no dia 02 de maio, a partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O projeto de modernização ao qual o FAB 7205 foi submetido, envolveu a substituição das antigas asas por novos componentes revitalizados pela Akaer na sua sede em São José dos Campos (SP) e montadas na aeronave no Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL).
Foram substituídos diversos elementos primários de conjuntos de asas, tais como revestimentos superiores, longarinas, painéis superiores e inferiores das caixas centrais, entre outros. Esse projeto evita a fadiga estrutural das asas, o que limitaria o tempo de uso das aeronaves.
A parceria entre a Akaer e a FAB iniciou-se no final de 2018, quando equipes da empresa brasileira participaram de treinamentos em uma empresa americana parceira do programa de revitalização das asas dos P-3AM Orion, que estenderá a vida útil destas aeronaves.
Este voo marca um salto significativo na capacidade industrial brasileira em termos de tecnologia e inovação e reforçando sua reputação como líder no desenvolvimento aeroespacial. Além disso, abre portas para novas oportunidades econômicas e avanços científicos no setor.
P-3AM na FAB
O P-3AM Orion da Força Aérea Brasileira é a aeronave responsável pela vigilância aérea da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira, com quase 4,5 milhões de km², o que torna a revitalização dos seus componentes fundamental para essa importante missão. Constitucionalmente, esta tarefa cabe à Marinha do Brasil, que conta com o apoio do 1º/7° GAV – Esquadrão Orungan da FAB, responsável por operar os P-3AM.
O Orion é uma aeronave de características únicas para realizar as diversas missões de vigilância e patrulha marítima, que exige voos a baixa altura e velocidade. Essa é uma vantagem para as aeronaves turboélices, que nestas condições consomem menos combustível. Consequentemente, o tempo de permanência em operação é muito maior,
quando comparado aos jatos, que são mais econômicos em altas altitudes e velocidades maiores.
A partir de 2011 a FAB recebeu nove P-3AM Orion (matrículas 7200 à 7208), compradas de segunda mão da Marinha dos Estados Unidos e modernizadas na Espanha. Atualmente a frota operacional está composta por apenas duas aeronaves (7202 e 7207). Estima-se que a revitalização das asas trará outras duas aeronaves de volta a frota operacional, sendo uma delas o 7205 e a outra, possivelmente, o 7204.
@FFO