YAK-130 de Bangladesh cai após manobra arriscada sobre a pista. Um jato ataque Yakolev YAK-130 da Bangladesh Air Force caiu após realizar uma manobra arriscada a baixa altitude, em Chattogram, Bangladesh, no dia 9 de maio. Um dos pilotos morreu e outro está internado em estado grave.
A aeronave Yak-130 do 21 Sq, sediado em Chittagong/MA — na Base aérea de Zaharul Haque, ao lado do Aeroporto Internacional Shah Amanat (VGEG) e matrícula BAF 15108 realizou uma manobra com três tônus sobre o eixo da pista 11, justamente sua base sede.
O voo começou em uma altitude de cerca de 500 pés, porém, no último giro, a aeronave em alta velocidade perde altitude, e colide a cauda com o solo, “saltando” para fora da pista. Com o motor avaliado, em chamas e com parte da aeronave alijadas, o YAK-130 acabou seguindo em frente, até cair no rio Karnaphuli, não antes os dois pilotos ejetarem.
O piloto Muhammad Asim Jawad (32) e o copiloto Sohan Hasan Khan (30) foram resgatados com vida no rio Karnaphuli por equipes da BAF detro do rio.
Fontes da imprensa britânica afirmam que Muhammad morreu no hospital após o resgate. Já Sohan segue internado em estado crítico. As imagens foram gravadas por câmeras de segurança do aeroporto. Apesar da BAF afirmar que houve um problema técnico, as imagens indicam que houve um erro na manobra, que causou o acidente.
@CAS