Enchente no RS: A140 Atlântico chega ao porto de Rio Grande. O Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) A140 “Atlântico”, da Marinha do Brasil, chegou na tarde do dia 11/02 à cidade de Rio Grande, no extremo sul gaúcho, para auxiliar nos esforços de socorro às vítimas das enchentes que atingiram o estado.
O maior navio da Força Naval, veio para aumentando a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado. Com mais de 150 toneladas de donativos a bordo, o navio traz um reforço de 1.350 militares, além de recursos fundamentais como 14 toneladas de suprimentos, duas estações para tratamento de água potável — capaz de produzir 20 mil litros de água potável/hora, três helicópteros, 35 automóveis e 24 embarcações de pequeno e médio porte.
Os helicópteros são um UH-12 Esquilo do HU-2, um IH-6 do HI-6 e um SH-16 do HS-1, todos sediados na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
“Esse navio é um navio que representa o esforço máximo que a Marinha vem fazendo em prol do seu povo, da população gaúcha, vítima dessa tragédia histórica. Vai funcionar como polo de abastecimento, permitindo que nós, através dos nossos primeiros navios, possamos abastecer todas as regiões do entorno da região metropolitana de Porto Alegre”, declarou a Marinha em nota.
O envio do navio é parte da Operação Abrigo Pelo Mar, da Marinha, e se integra à força-tarefa do governo federal com as Forças Armadas para apoiar o Rio Grande do Sul.
Também neste sábado chegou ao estado a Fragata F41 “Defensora” transportando 27.000 litros de água, três toneladas de alimentos, 100 kg de material de limpeza, 150 kg de ração animal, além de 500 sacos de roupas de diversos tamanhos.
Outra embarcação da Marinha está a caminho do Rio Grande do Sul é o Navio de Socorro Submarino (NSS) K-120 “Guillobel”, que deve chegar em Rio Grande na próxima terça-feira (14). O navio foi abastecido com toneladas de donativos, como água potável, alimentos, material de limpeza e ração animal.
A Operação Abrigo Pelo Mar está mobilizando 13 navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares. A situação assemelha-se à resposta dada, em fevereiro do ano passado, aos fortes temporais que assolaram o litoral norte de SP, especialmente em São Sebastião. O esforço feito pela Marinha em SP ficou conhecido como Operação “Abrigo Pelo Mar“.
@CAS