MBDA realiza disparo do sistema GRIFO com míssil CAMM-ER. A MBDA realizou recentemente um disparo de qualificação bem-sucedido do sistema GRIFO, o sistema de defesa aérea de nova geração do Exército Italiano do tipo Medium Advanced Air Defence System (MAADS).
O sistema GRIPFO é membro da família EMADS (Enhanced Modular Air Defense Solutions) desenvolvido pela MBDA, que usa como base o CAMM-ER (Common Anti-air Modular Missile Extended Range). O Exército Italiano irá operar o Sistema GRIFO para a sua defesa aérea, dando à sua capacidade defensiva aérea de curto alcance (SHORAD) um alcance aumentado. O CAMM-ER faz parte de uma família mais ampla de mísseis de defesa aérea CAMM (Common Anti-Air Missile), sendo lançados verticalmente para fornecer cobertura de defesa aérea de 360°.
O teste foi um marco importante: pela primeira vez, o Posto de Comando e Módulo de Engajamento (PCMI — Posto Comando Modulo di Ingaggio) do sistema GRIFO foi testado e qualificado, integrado ao lançador de mísseis e ao míssil CAMM-ER. O teste foi realizado contra um drone alvo simulando um ataque de uma aeronave inimiga, confirmando as capacidades defensivas e o desempenho do míssil e de todo o sistema em modo integrado.
A MBDA é a autoridade de design de todo o sistema e dos principais subsistemas como o PCMI — que inclui um sistema de Comando e Controle MBDA integrado com um radar Rheinmetall Italia X-TAR3D e um sistema de identificação de amigo ou inimigo (IFF) Leonardo — o lançador e o míssil CAMM-ER.
Durante o teste, o PCMI detectou o drone alvo, que estava em modo de ataque, e procedeu à identificação e classificação do tipo de ameaça, avaliou o tipo de defesa a implantar e comandou o lançamento do CAMM-ER para neutralizá-lo com sucesso. O ensaio também verificou o correto funcionamento do datalink bidirecional entre o CAMM-ER e o sistema terrestre GRIFO. O sucesso desta qualificação é o resultado do trabalho conjunto das equipes integradas italiana e britânica da MBDA, em conjunto com o Cliente Italiano.
CAMM-ER é o míssil de alcance estendido da família CAMM de nova geração desenvolvido em conjunto no Reino Unido e na Itália para defesa aérea terrestre e naval. A família CAMM pode ser facilmente integrada com a escolha do cliente de radar e C2 para formar uma Solução Modular Aprimorada de Defesa Aérea (EMADS). Também substituirá o Aspide no Sistema Médio Avançado de Defesa Aérea (MAADS) da Força Aérea Italiana, qualificado com sucesso no ano passado.
@CAS