Bayraktar TB3 UCAV estabelece novo recorde de altitude. A empresa turca Baykar continua testando o seu veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) Bayraktar TB3. O novo UCAV da empresa, que fez o seu voo inaugural em 27 de outubro de 2023, por ocasião do centenário da República, tem feito vários testes de desempenho em médias e altas altitudes.
Durante um voo recente no Centro de Treinamento e Teste de Voo AKINCI em Çorlu, Tekirdağ, o Bayraktar TB3 atingiu 33.000 pés durante um Teste de Desempenho do Sistema de Alta Altitude. Ele empregou o motor de fabricação local PD-170, desenvolvido pela TEI e permaneceu no ar por 327 horas e 35 minutos durante seus voos de teste até o momento. O seu voo mais longo foi de 32 horas durante um teste de voo feito em 20 de dezembro de 2023, quando cobriu uma distância de 5.700 quilômetros. O recorde de altitude de um drone na Turquia pertence ao UCAV Bayraktar AKINCI, também fabricado pela Baykar, que detém o recorde de altitude de 45.118 pés.
O Bayraktar TB3 UCAV voou pela primeira vez com o pod de câmera ASELFLIR-500 indígena da Aselsan em 26 de março de 2024. Durante esse teste, a Baykar concluiu com sucesso a integração do sistema eletro-óptico de reconhecimento, vigilância e mira ASELFLIR-500, que supera todos os produtos semelhantes em todo o mundo.
O Bayraktar TB3 UCAV será o primeiro drone armado do mundo capaz de decolar e pousar em embarcações como o navio anfíbio de assalto TCG Anadolu (L400), graças às suas asas dobráveis. Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar, havia anunciado anteriormente que a empresa planeja começar a testar o Bayraktar TB3 a bordo do TCG Anadolu no ano de 2024. As capacidades do Bayraktar TB3 representarão um avanço para veículos aéreos não tripulados em sua classe.
O drone indígena terá capacidades de comunicação BLOS que permitirão que seja operado a grandes distâncias. Isto permitirá ao Bayraktar TB3 realizar missões de reconhecimento, vigilância, inteligência e ofensivas (com as suas munições inteligentes) contra alvos ultramarinos, emergindo como um multiplicador de força para o poder de dissuasão de Türkiye.
@CAS