Enchente no RS: KC-130H Hércules da Argentina pousou em Canoas. Um KC-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA) pousou no final da tarde de ontem (09/05) na Base Aérea de Canoas (RS). A aeronave trouxe militares e ajuda humanitária do governo do país vizinho para ajudar nas operações de emergência causada pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Pertencente à I Brigada Aérea da FAA, o KC-130H, matrícula TC-70 nome de batismo “BAM Malvinas”, transportou para Canoas duas estações de tratamento de água e uma equipe técnica de oito militares da 601ª Companhia de Engenharia Hídrica da FAA, além de especialistas e um cão.
As duas estações de tratamento de água com Filtração por Osmose Reversa (FOI) têm capacidade de purificar 1.800 litros por hora (microfiltração) e 600 litros por hora (osmose reversa). Uma das usinas é equipada com máquina engarrafadora. Uma carga de pastilhas de purificação de água também foi transportada pelo Hércules argentino.
O voo “FAG 018” partiu da Base Aérea de El Palomar, arredores de Buenos Aires, diretamente para a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Na chegada, o C-130H da FAA teve que cumprir esperas antes de iniciar a aproximação final e pouso, devido ao grande volume de aeronaves e helicópteros operando em Canoas.
Desde o dia 29 de abril, grande parte do Rio Grande do Sul, em especial a região norte, leste e central, foram assoladas por volumes de chuvas excepcionais, fazendo que os principais rios da região atingissem volumes históricos. Até o momento, foram registradas mais de 80 mortes, centenas de desaparecidos e centenas de milhares de pessoas evacuadas das suas residências.
Uma enorme força-tarefa está em andamento, com milhares de profissionais, inúmeros veículos, embarcações e aeronaves. Cerca de uma centena de helicópteros de todas as partes do Brasil e do Uruguai estão enviados para o RS para resgatar vítimas isoladas, transportar militares, profissionais de saúde, voluntários, e distribuir alimentos e água.
@FFO