Luftwaffe declara o UAV IAI Heron TP Operacional. A Força Aérea Alemã (Luftwaffe) anunciou que seu Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) IAI Heron TP de fabricação israelense, está pronto e autorizado para uso operacional dentro das fronteiras da Alemanha, e os voos começarão em meados de maio.
O anúncio da Luftwaffe confirma que o certificado de aeronavegabilidade foi emitido pelo Escritório Federal de Aviação em Kiel, no dia 2 de maio, e que a aprovação operacional para os UAV é válida globalmente. Os voos começarão em maio na base da Luftwaffe em Jagel, no norte da Alemanha.
No final de 2022, os Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas de fabricação israelense receberam a aprovação da Autoridade de Aviação Militar Alemã e, desde então, têm sido operados por equipes alemãs a partir de uma base em Israel. O pessoal da Força Aérea Alemã realizou o treinamento conjunto com seus homólogos israelenses em uma base da Força Aérea de Israel.
Em 6 de abril de 2022, o governo alemão superou um debate de dois anos para adquirir e armar drones Heron TP, em resposta à invasão da Ucrânia e ao uso massivo de drones no conflito. A nova coligação alemã decidiu orçamentar €152 milhões para a compra de 140 mísseis destinados a equipar estes drones, que, na verdade, são arrendados da Israel Aerospace Industries (IAI).
A câmara baixa do comitê de defesa do parlamento aprovou o aluguel e o armamento dos drones israelenses MALE, com um pedido compreendendo 60 mísseis de treinamento e 80 mísseis para potencial uso em combate. O Heron TP cogita preencher a lacuna entre a aposentadoria dos Heron 1 e a introdução do novo UAS europeu de média altitude e longa duração, o Eurodrone, desenvolvido por um consórcio liderado pela Airbus Defence and Space. A Alemanha adquiriu cinco Eurodrone que devem ser entregues a partir de 2027.
@CAS