Enchente no RS: Aviação do Exército apoia o abastecimento de água, oxigênio e medicamentos. A Aviação do Exército Brasileiro segue atuando ativamente no resgate de pessoas e no transporte de suprimentos por todo o Rio Grande do Sul como parte dos esforços do Comando Conjunto da Operação Taquari 2
Além do trabalho de resgate, os helicópteros e veículos do Exército Brasileiro são empregados no transporte de medicamento e insumo hospitalar, alimento, água e materiais de higiene para pessoas desabrigadas e comunidades ilhadas.
Um HM-4 Jaguar da Aviação do Exército realizou o transporte aéreo de uma bomba d’água subaquática de 2,5 toneladas para garantir o abastecimento de água para o município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O equipamento de captação de água com capacidade de bombear 500 litros por segundo, foi transportado como carga externa, a noite, da cidade de Guaíba para Canoas. Desta forma foi possível reativar o fornecimento de água potável para parte da população de Canoas.
Para manter o atendimento constante nos hospitais, clínicas médicas e hospitais de campanha, o abastecimento de medicamentos, insumos e cilindros de oxigênio não pode parar. Na noite de 8 de maio, 16 cilindros de oxigênio foram transportados de Guaíba para um hospital de Cachoeira do Sul, cidade que está isolada após a enchente.
Até o momento, mais de 60 mil pessoas e 6 mil animais já foram resgatados por via aérea, fluvial e terrestre. São mais de 20 mil militares, policiais e agentes trabalhando na Operação Taquari 2. Centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos já foram distribuídos, além de milhares de litros de água potável (Fonte: Exército Brasileiro).
Nota RFA: a Aviação do Exército deslocou para o Rio Grande do Sul dois HA-1 Fennec (matrículas 1020 e 1027), dois HM-1 Pantera (2013 e 2019), um HM-3 Cougar (4003) e três HM-4 Jaguar (5008, 5011 e 5013).
@FFO