Enchente no RS: Instituto Cultural Floresta doa 100 antenas Starlink para ajudar às operações de resgate. Devido às dificuldades de comunicação causadas pelas históricas enchentes que assolaram diversas regiões do Rio Grande do Sul, em especial a populosa região metropolitana de Porto Alegre, a organização sem fins lucrativos Instituto Cultural Floresta (ICF) adquiriu uma centena de antenas de internet via satélite Starlink para distribuição pelo estado gaúcho.
Com uma parte importante da rede de cabos de fibra óptica e metálica das companhias telefônicas danificada pela catástrofe natural, o ICF enviou para o Rio Grande do Sul 100 antenas Starlink para acesso a internet via satélite. Elas foram distribuídas para órgãos de governo e entidades civis que estão na linha de frente das operações de resgate das milhares de pessoas ilhadas pelas águas.
A carga com 100 antenas Starlink foi transportada pelo Cessna 208F Cargomaster da Azul Conecta, matrícula PT-OZA. O voo ACN 5921 decolou do Aeroporto de Jundiaí (SBJD), em São Paulo, para o Aeroclube do Rio Grande do Sul (SSBN), em Porto Alegre (RS), com uma escala em Curitiba (SBCT), no Paraná.
Em sua conta no X, o ICF afirmou: “Com a enchente atingindo inclusive o CEIC – Centro Integrado de Comando da cidade de Porto Alegre, as antenas de internet via satélite Starlink adquiridas pelo ICF estão sendo instaladas e serão fundamentais para a continuidade das operações. Eles serão utilizadas para o monitoramento das câmeras de segurança, comunicação e demais serviços on-line. A sede provisória, fica nas instalações da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O ICF já comprou 100 antenas Starlink para levar o sinal de internet via satélite em áreas isoladas onde não há comunicação já chegaram ao RS. Você também pode apoiar o ICF e fazer a diferença no auxílio as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.”
Para a ativação e operação desta grande quantidade de antenas adquiridas por um único usuário, o ICF contou com o apoio de uma equipe técnica da empresa SpaceX, fabricante dos kits Starlink, que realizou as configurações necessárias para colocar em serviço os dispositivos.
@FFO