Enchente no RS: FAB realiza missões aeromédicas de alta complexidade. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30/04), na Operação Taquari II, resgatando os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul (RS). Somente ontem (08/05), foram realizadas três operações aeromédicas bastante complexas.
Bebê de três meses
Em uma operação repleta de emoção, os militares da FAB transportam um bebê de três meses entubado devido a uma grave pneumonia. O menino foi levado de Esteio (RS), que não tinha mais leitos disponíveis em hospitais, para Santa Rosa (RS), na região noroeste do estado.
A transferência foi realizada em um helicóptero H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) — Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O trajeto entre Esteio e Santa Rosa levou cerca de três horas, e teve uma rápida parada em Canoas e uma escala técnica em Santa Maria para abastecimento.
Uma UTI aérea foi montada na aeronave para que a equipe de saúde, formada pelo Capitão Médico Vinicius Ayres e Tenente Enfermeira Elisiane Gouveia, pudessem monitorar a criança. “Fazer transporte é sempre um grande desafio, especialmente com paciente grave. Eu tenho filhos pequenos e uma missão assim mexe muito com a gente”, contou a profissional.
Resgate de duas crianças com auxílio de NVG
Com a utilização de óculos de visão noturna (NVG), militares da Força Aérea Brasileira (FAB) resgataram duas crianças, pela janela de uma casa inundada, na manhã desta quarta-feira (08/05), em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Após o resgate, as pequenas vítimas foram transportadas por um helicóptero H-60L Black Hawk para a Ulbra, situada em Canoas (RS), também na região metropolitana da capital gaúcha.
Adulto em estado grave
Ainda na manhã da quarta-feira (08/05), um homem que estava entubado, e em estado grave, de Muçum até Lajeado. Na ação, a FAB utilizou a aeronave H-60L Black Hawk, em uma missão de apoio à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De a cordo com o relato do acompanhante da vítima, o rapaz sofreu um trauma no crânio ao cair da caçamba de uma caminhonete, quando prestava auxílio nas buscas por atingidos pelas inundações.
Gestante em trabalho de parto
Em mais uma ação em apoio à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma aeronave H-60L Black Hawk, da FAB, transportou, na manhã desta quarta-feira (08/05), uma gestante em trabalho de parto do município de Faxinal até o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A ação foi realizada em apoio à população gaúcha, que enfrenta dificuldades logísticas com a obstrução da maioria das estradas no estado.
A FAB, que integra a Operação Taquari 2, emprega um total de 12 aeronaves, mais de 1.300 militares e 90 viaturas no auxílio ao Rio Grande do Sul.
Fonte: FAB
@FFO