Acidente com drone RQ-900 Hermes da FAB no Rio Grande do Sul. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que perdeu em acidente, um drone RQ-900 Hermes que atuava em apoio aos resgates das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com comunicado da FAB, a aeronave não tripulada caiu em uma região desabitada, sem causar vítimas ou danos em solo.
O RQ-900 pertencia Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e desde o dia 05 de maio estava engajada nas operações de busca de vitimas ilhadas pelas enchentes (saiba mais aqui).
A frota do 1°/12° GAV estava composta por três RQ-900 Hermes matriculados FAB 7810, FAB 7811 e FAB 7812. Os dois últimos foram recentemente recebidos pelo Esquadrão Hórus (sabia mais). Possivelmente a aeronave envolvida no acidente é o FAB 7810, mas não há confirmação oficial.
Fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, o RQ-900 Hermes tem 15 metros de envergadura e pode voar por 24 horas ininterruptamente em altitudes de até nove mil metros. Uma comissão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) irá analisar os motivos da pane que levou a queda da aeronave.
@FFO