Enchente no RS: Argentina oferece aeronaves, helicópteros e militares para ajuda ao estado gaúcho. Em decorrência das graves enchentes que afetam o estado do Rio Grande do Sul, o Governo da Argentina ofereceu ao Governo do Brasil a sua colaboração com militares, profissionais de saúde e aeronaves. A informação foi confirmada pelo Ministério do Exterior argentino.
A Argentina disponibilizou os seguintes meios:
As aeronaves possivelmente serão um C-130H Hércules da Força Aérea Argentina e três Bell UH-1H Huey II do Comando de Aviação do Exército. Pode ser que seja enviado também um monomotor Cessna C208B Grand Caravan do Exército, mas não há confirmação.
Desde o dia 29 de abril, grande parte do Rio Grande do Sul, em especial a região norte, leste e central, foram assoladas por volumes de chuvas excepcionais, fazendo que os principais rios da região atingissem volumes históricos. Até o momento, foram registradas mais de 80 mortes, centenas de desaparecidos e centenas de milhares de pessoas evacuadas das suas residências.
Uma enorme força-tarefa está em andamento, com milhares de profissionais, inúmeros veículos, embarcações e centenas de aeronaves. Pelo menos 70 helicópteros de todas as partes do Brasil foram enviados para o RS para resgatar vítimas isoladas, transportar militares, profissionais de saúde,voluntários, e distribuir alimentos e água.
@FFO