China testa novo míssil balístico com bombardeiro H-6K. O Exército de Libertação Popular da China (PLA) divulgou um vídeo mostrando um bombardeiro estratégico Xi’an H-6K lançando um novo míssil balístico de lançamento aéreo (ALBM). As imagens fizeram parte de um vídeo oficial do PLA publicado em 1º de maio.
Designado provisoriamente como KD-21, o novo míssil foi lançado pelo pod esquerdo do bombardeiro H-6K. No vídeo não ficou claro que o KD-21 acionou o motor após lançamento. De acordo com Janes Defese, o novo ALBM poderia ser um míssil hipersônico semelhante ao russo Kh-47M2 Kinzhal (AS-24 “Killjoy”), e provavelmente é movido por um motor de foguete de combustível sólido.
O ALBM foi apresentado ao público pela primeira vez no AirShow China 2022 em Zhuhai, quando dois mísseis transportados nos pods subalares de um H-6K foram marcados com o código 2PZD-21, indicando serem armas inertes de treinamento.
No mais recente vídeo, o míssil ostentava as cores cinza com o nariz pintado em um tom mais claro, mas o código que indicaria ser um armamento inerte, estava ausente.
@FFO