Enchente no RS: helicóptero da FAU ajuda no socorro às vítimas em Santa Maria. A equipe da Força Aérea Uruguaia (FAU) já está atuando ativamente na ajuda às vítimas da grave crise humanitária que assola o estado do Rio Grande do Sul, causada por grandes inundações desde a semana passada. O apoio do Uruguai ao Brasil ocorre no âmbito do Sistema de Cooperação da Força Aérea Americana (SICOFAA).
O helicóptero Bell 212 FAU 034, do Esquadrão Aéreo No 5 (Helicópteros) e a equipe do Esquadrão de Operações Especiais (Resgatistas) da FAU, chegaram na tarde de domingo (05/05) na Base Aérea de Santa Maria, região central do estado, onde ficarão sediados para realizar as missões humanitárias na região.
Pela manhã da segunda-feira (06/05), os uruguaios realizara as primeiras missões, sendo uma evacuação de sete pessoas de uma zona rural a cerca de 60 milhas náuticas (110 km) da Base Aérea de Santa Maria, e o resgate de duas mulheres grávidas que estavam isoladas no interior do município de Agudo.
Criado em 1961, o SICOFAA tem a missão de promover o intercâmbio de experiências dos países membros, para fortalecer as capacidades das suas Forças na atuação em desastres naturais, ajudas humanitárias e emergências de grande porte. Atualmente 22 países compõem o SICOFAA: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
El helicóptero FAU 034, que desde la noche de ayer se encuentra en Porto Alegre, Brasil, en apoyo por las catastróficas inundaciones, realizó hace instantes la primera evacuación de 7 personas y tiene previsto en la tarde de hoy, mínimo 2 evacuaciones más. @Fuerza_aerea_uy pic.twitter.com/10EXQ6g0aF
— MDN Uruguay (@MDN_Uruguay) May 6, 2024
@FFO