Primeiro F-35A da Força Aérea Polonesa na linha de produção. O primeiro Lockheed Martin F-35A Husarz para a Força Aérea Polonesa está iniciando sua montagem na linha de produção na fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth. Texas.
O primeiro F-35 da Força Aérea Polonesa foi içado por uma ponte rolante no início do mês de maio a partir de uma estação eletrônica de alinhamento e alinhamento onde suas seções dianteira e traseira da fuselagem foram unidas ao conjunto da fuselagem central da asa. A aeronave agora seguirá para a montagem final, onde serão adicionadas suas superfícies de controle, juntamente com os sistemas finais e instalação do motor.
O programa da Polônia exige 32 F-35A, que foram localmente batizados de Husarz. A primeira aeronave, designada AZ-01, será entregue à Força Aérea Polonesa ainda este ano. A aeronave ficará inicialmente baseada na Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, Arkansas, onde ocorrerá o treinamento de pilotos poloneses. Com base no forte legado do F-16, o F-35 garantirá que a Força Aérea Polaca cumpra as suas missões da NATO, aumentando a segurança regional e protegendo os principais interesses da aliança.
Em 31 de janeiro de 2020, durante uma cerimônia com a presença do presidente polonês, do primeiro-ministro, do ministro da Defesa e do embaixador dos EUA na Polônia, os esforços de aquisição da Polônia foram concluídos com a assinatura de um acordo de US$ 4,6 bilhões para a aquisição de 32 jatos F-35A Bloco 4, com Atualização de software Technology Refresh 3 e paraquedas drogue, por um preço unitário médio de US$ 87,3 milhões.
Anualmente, prevê-se a entrega de 4 a 6 unidades, concluindo as entregas em 2030. O acesso ao COI será possível após a entrega de pelo menos 8 unidades juntamente com os equipamentos adicionais associados e finalização da formação do pessoal associado. Após a entrega, os jatos deverão ficar baseados na Base Aérea de Lask, na Polônia.
@CAS