Um helicóptero UH-1N Huey da US Air Force, foi atingido por um disparo de arma de fogo na última segunda-feira 10 de agosto de 2020. O fato ocorreu na localidade de Manassas, aproximadamente 50 km a sudeste de Washington, DC.
O Huey pertence ao 1st Helicopter Squadron (1st HS), da Base Aérea Conjunta de Andrews, Maryland, realizava um voo de treinamento até o Aeroporto Regional de Manassas, Virgínia. Durante a aproximação por instrumentos, mantendo 1.000 pés de atitude, e a 15 km do destino, inesperadamente o piloto do “Mussel 16” reportou ao Controle de Tráfego Aéreo que estava iniciando descida devido a uma emergência médica a bordo.
Equipes de paramédicos rapidamente chegaram ao local para efetuar o atendimento do tripulante, que foi ferido de raspão pelo disparo. O militar foi encaminhado para um hospital regional e passa bem. O FBI foi acionado para investigar a inusitada situação.
Baseado em Andrews AFB, o 1st HS opera uma frota de 24 Bell H-1N Huey na configuração VIP. Tem como função básica o transporte de autoridades de médio escalão, Oficias Militares e funcionários do governo, em toda área de Washington, DC. O esquadrão deverá substituir a sua frota UH-1N pelos novos MH-139 Gray Wolf.
@FFO