Ucrânia espera receber F-16 nos próximos dias e estuda bunkers subterrâneos para protegê-los. A Força Aérea Ucraniana (UAF) poderá receber o primeiro lote de caças F-16 logo após a Páscoa Ortodoxa, celebrada no próximo domingo (05/05). A informação foi divulgada pelo porta-voz da UAF, Ilya Yevlash, durante uma entrevista a uma rede de televisão local.
“Não temos a data exata, pois já foram alteradas várias vezes. Mas, eles poderão ser fornecidos após a Páscoa”, disse Yevlash, ao responder uma pergunta sobre os prazos de entrega dos caças F-16.
“Nossa tarefa é trabalhar com o que nos é fornecido, e não somos diretamente responsáveis pelos suprimentos. Essa é uma questão para as mais altas lideranças políticas e militares. Quando os primeiros caças chegarem à Ucrânia, com certeza iremos informar”, acrescentou Yevlash.
Perguntado sobre as operações desses caças, o Oficial da UAF demonstrou a preocupação do Alto Comando sobre a segurança dessas aeronaves, que serão alvos prioritários dos russos. Por esta razão, a Ucrânia está a considerando adotar algumas medidas, incluindo abrigos subterrâneos.
“Os F-16 serão recursos substanciais, e estamos discutindo instalações e armazenamento subterrâneos, como bunkers. Portanto, estamos atualmente desenvolvendo métodos para determinar seu posicionamento ideal”, disse Yevlash, acrescentando que serão adotados locais de estacionamento dispersos, para dificultar a ação das forças inimigas.
A maioria das bases aéreas ocidentais construídas ou reformadas durante a Guerra Fria têm áreas dispersas de estacionamento, bem como abrigos reforçados do tipo HAS (Hardened Aircraft Shelters) para proteção contra ataques aéreos.
A UAF aguarda o recebimento dos F-16 desde o segundo semestre do ano passado, mas as datas estão sendo frequentemente adiadas. De acordo com Yevlash, os relatórios mais recentes apontando para o segundo trimestre deste ano. A explicação para os repetidos adiamentos está no treinamento dos militares, adequação da infraestrutura das bases e na modernização de alguns sistemas embarcados dos caças.
As aeronaves serão doadas pela A Dinamarca e Holanda, enquanto os pilotos e técnicos de manutenção recebem treinamentos em diversos países da OTAN. A manutenção dos caças F-16 ucranianos deverá realizada pela Polônia.
@FFO