Enchente no RS: FAB segue resgatando atingidos pelas águas. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde a noite da terça-feira (30/04), no resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS).
Dois helicópteros – H60L Black Hawk, pertencentes ao Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera – estão engajados na missão. Nas primeiras horas de atuação, sete pessoas foram resgatadas e receberam os primeiros atendimentos do Grupo de Saúde da Base Aérea de Santa Maria (BASM), que realizam a identificação dos atingidos, a triagem, as liberações se for o caso, ou encaminham para tratamento médico em hospitais locais, em coordenação com o SAMU de Santa Maria.
Nesta quarta-feira (01/05), as missões ocorreram nas localidades de Santa Maria, Itaara, Agudo e Restinga Seca. Três gestantes foram resgatadas e encaminhadas para hospitais de Santa Maria.
Até o momento, a FAB conta com cerca de 80 militares envolvidos na operação. Os pousos e decolagens ocorrem a partir da BASM. A missão acontece em coordenação com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Se as condições meteorológicas forem favoráveis para a noite desta quarta, os helicópteros realizarão voos noturnos. Por conta disso, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).
Fonte: FAB
@FFO