Wildcat da RN testam habilidades de combate nos fiordes noruegueses. Os helicópteros de ataque marítimo Leonardo AW159 Wildcat HMA2 do Fleet Air Arm da Royal Navy (RN) demonstraram sua capacidade de caçar e enfrentar forças inimigas durante um jogo de gato e rato nos fiordes noruegueses.
O Naval Air Squadron 815 (815 NAS) baseado em Yeovilton tem se exercitado com quatro dos navios de patrulha P2000 da classe Archer da RN, duas corvetas da classe Skjold e a fragata HNoMS Roald Amundsen, ambas norueguesas, ao largo de Bergen, em um dos ambientes mais desafiadores do mundo, para o Exercício Tamber Shield.
Juntamente com os P2000, os Wildcats foram encarregados de encontrar e atingir as corvetas da classe Skjold entre as muitas enseadas e canais estreitos dos fiordes. Em um cenário específico, o P2000 HMS Biter (P167) e o HMS Exploit (P270), parte do Esquadrão de Forças Costeiras da Marinha Real, seguiram para o norte de Bergen, enquanto os P2000 HMS Trumpeter (P294) e HMS Blazer (P279) seguiram para o sul, para usar suas habilidades e conhecimentos para localizar os navios noruegueses antes de transmitir essa informação para os AW159 do 815 NAS que foram usados para fazer ataques simulados.
A Tenente Sophie Tulloch, Comandante do HMS Biter, disse: “Trabalhamos ao lado do HMS Exploit e de um helicóptero Wildcat para localizar e destruir dois dos navios da classe Skjold Corvette que estão escondidos em um fiorde. Subiríamos lentamente o fiorde para identificá-los e enviar sua localização ao Wildcat, para que ele pudesse atacar. Um desafio do exercício foi o HMS Biter navegar com segurança pelo fiorde. Devido à topografia conseguimos chegar bastante perto da costa e permanecer em águas muito profundas“.
O Tenente Maxwell Randles-Hall, observador do 815 NAS, disse: “Os fiordes noruegueses apresentam uma área operacional desafiadora e implacável para aeronaves. Como resultado, as tripulações da Wildcat devem empregar efetivamente todos os sensores e sistemas para ter sucesso em sua missão e evitar ataques. A topografia oferece uma vantagem significativa às forças da oposição, desempenhadas pelos P2000 e Skolds, por isso as tripulações devem pensar com extremo cuidado em cada movimento, trabalhando em equipa para neutralizar metodicamente os alvos.”
Capazes de atingir 60 nós, as corvetas da Skjolds são rápidas e ágeis — usando a sua camuflagem para se misturar com a paisagem, que a sua tripulação conhece como a palma da sua mão. As Skjold (escudo em norueguês) são uma classe de seis corvetas leves, super rápidas e de mísseis furtivos em serviço na Marinha Real Norueguesa. Com uma velocidade máxima de 55 nós (102 km/h), elas eram os navios de combate mais rápidos no momento da sua introdução.
No entanto, a tripulação do 815 NAS estava mais do que preparada para o desafio, empregando táticas recentemente desenvolvidas para afastar a ameaça das embarcações de ataque rápido. Operando como parte da Força Expedicionária Conjunta (JEF) — um grupo de nações com ideias semelhantes lideradas pelo Reino Unido — o Exercício Tamber Shield proporciona um treinamento extremamente valioso para as tripulações dos P2000. Composto por nações que incluem o Reino Unido, a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia, a Estônia, a Islândia, a Letônia, a Lituânia, a Holanda e a Suécia, o JEF reage aos acontecimentos nas águas do norte da Europa, pronto para responder às crises e aos acontecimentos mundiais.
O AW159 Wildcat é um desenvolvimento adicional do Westland Lynx. Embora o AW159 compartilhe grandes semelhanças em aparência com o Lynx, ele tem diferenças significativas de design e é fortemente modernizado e adaptado para ganhar novos atributos e funcionalidades. O Reino Unido encomendou 34 Wildcats para o Exército Britânico designados (AH-1) e 28 para a Marinha Real, designados HMA2. O Army Air Corps formou o Wildcat Fielding Team (Exército), que mais tarde se tornou o Esquadrão 652 (Conversão Operacional), para testes e conversão operacional da tripulação do Comando Conjunto de Helicópteros e da tripulação de terra para o tipo.
A Marinha Real também encomendou um Esquadrão Wildcat Fielding, 700W Naval Air Squadron (700W NAS) em 2009. Em 23 de março de 2015, o primeiro Wildcat HMA2 da Marinha Real iniciou sua implantação operacional inicial no mar a bordo do HMS Lancaster.
Em 2024, todos os 62 Wildcats foram entregues ao Exército Britânico e à Marinha Real; mais de 10.000 horas de voo foram registradas entre os serviços, juntamente com uma taxa de disponibilidade de 100% alcançada no mar e mais de 1.200 pousos no convés realizados.
@CAS